Fora da Escola Não Pode: Campanha de enfrentamento ao abandono escolar completa 7 meses no ar

A campanha Fora da Escola Não Pode! Mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”, desenvolvida pelo UNICEF e parceiros, com o apoio da Atricon e do Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê de Educação (CTE-IRB), completou 7 meses no ar nas rádios do Grupo RBS. Entre os meses de abril e maio, a campanha foi divulgada também nos jornais impressos e nos sites do Grupo, que tem atuação no Rio Grande do Sul.

O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, destaca que a campanha objetiva chamar a atenção para um dos problemas mais graves da educação no Brasil, a exclusão escolar.  De acordo com o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação”, pelo menos 5,1 milhões de crianças e jovens tiveram seu direito à educação negado durante a crise sanitária. Acesse o estudo em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.

“Os dados são alarmantes, e não podem ser considerados apenas estatísticas: é necessário um amplo esforço, coordenado e articulado, para impedir que essas crianças e adolescentes não sejam afastados permanentemente dos ambientes de ensino, agravando ainda mais a situação de vulnerabilidade social e econômica em que se encontram”, disse o presidente.

A adaptação das peças e a gravação dos spots de rádio para veiculação nos canais do Grupo RBS foi promovida pelo CTE-IRB a partir de material disponibilizado pelo UNICEF. A atriz e locutora Carolina Manica aderiu ao projeto e gravou os spots de forma voluntária, assim como a webdesigner Márcia Vecchio adaptou as peças para os veículos impressos.  A iniciativa faz parte de um acordo assinado entre Atricon, IRB, Conselho Nacional do Ministério Público e UNICEF, que prevê ações de colaboração incluindo capacitação, monitoramento, engajamento e mobilização dos gestores públicos municipais, distritais e estaduais e outros agentes para enfrentamento da exclusão escolar e da cultura do fracasso escolar na educação básica. O CTE-IRB atua como representante da Atricon e do IRB no projeto.

Na campanha, atuam como parceiros do UNICEF a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Saiba mais em: https://projetoscte.irbcontas.org.br/fora-da-escola-nao-pode.

Texto: Priscila oliveira