Fruto da parceria TCE-RO/Arom/TC-DF, sistema PEAd promove a virtualização da gestão pública rondoniense

O Tribunal de Contas de Rondônia já iniciou a fase de capacitação de servidores dos municípios visando a implantação e o uso do PEAd (Processo Eletrônico Administrativo), solução tecnológica que é fruto de acordo celebrado entre o TCE-RO, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) e a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom).

O PEAd promove a virtualização dos processos e documentos que tramitam na gestão pública municipal rondoniense, estando, portanto, em completa sintonia com os novos tempos vividos na administração pública, os quais perpassam pela informatização do trabalho e pela utilização de BI (inteligência artificial).

Traz ainda mais transparência à tramitação, já que permite aos usuários acessar informações sobre o andamento processual de qualquer lugar e em qualquer momento, a partir do login e senha.

A cessão, totalmente sem custos, do PEAd materializa articulação feita pelo TCE-RO, por seu conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva, que preside também o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), junto à direção do TC-DF, na pessoa de sua presidente, conselheira Anilcéia Machado, visando proporcionar esse benefício a todos os municípios rondonienses.

CAPACITAÇÃO

Nesse primeiro ciclo de capacitação do PEAd – iniciado na última segunda-feira (18) e que se estende até esta sexta-feira (22) – participaram servidores dos municípios de Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná, assim como representante da Arom.

O treinamento, ministrado por servidores da área de informática do TCE-RO (Setic), ocorreu na nova sede da Escola Superior de Contas (Escon), em Porto Velho. A capacitação focou, principalmente, na utilização da ferramenta tecnológica, assim como no auxílio aos jurisdicionados nesse período de implantação do sistema em seus municípios.

O QUE É

O PEAd tem como inspiração o e-TCDF, solução tecnológica que já é utilizada por diversos órgãos da administração pública brasileira e até pelo Tribunal Administrativo de Moçambique (país africano).

 O sistema permite controlar o trâmite de documentos e processos, tanto eletrônicos quanto físicos, compreendendo todas as fases do processo, desde a autuação até o arquivamento.

 Assim, torna mais fácil a gestão de documentos e reduz o uso de papel, dando mais agilidade aos procedimentos administrativos, uma vez que os processos deixam de tramitar fisicamente por vários setores, como ocorre atualmente.

 Desse modo, permite aos municípios a condição de alcançar, com antecedência, a meta de 100% de processos em ambiente virtual, assim como já ocorre no TCE rondoniense.

Ascom TCE-RO