Gestores estaduais ligados à Relatoria do TCE-TO participam de reunião

ReuniãoGestores_TCE-TO“O propósito dessa reunião é tanto estabelecer um ponto de contato entre o TCE-TO e os senhores aqui presentes, bem como colocar a nossa instituição à disposição para orientá-los”. Desta forma, o conselheiro responsável pela Primeira Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins, Severiano Costandrade, recepcionou os chefes de órgãos estaduais sob responsabilidade dessa relatoria no âmbito da fiscalização.

Participaram da reunião, a secretária e o sub-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Meire Carreira  e Fábio Lélis, secretário da saúde, Samuel Bonilha,  presidente da Agência de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, presidente do Naturatins, Ricardo de Souza Fava, conselheiro Substituto, Orlando Alves da Silva,  chefe de gabinete da Primeira Relatoria, Luciano Pereira da Silva e o diretor de controle externo interino, Nelito José da Silva.

O conselheiro relator, Severiano Costandrade, ressaltou que a missão constitucional do TCE-TO é fiscalizar a aplicação dos recursos, mas que também desenvolve ações pedagógicas com o objetivo de orientar a gestão pública.

O relator, juntamente com o conselheiro substituto, Orlando Alves da Silva, alertou os gestores sobre os principais pontos que devem ser observados durante a gestão, como planejamento das ações; controle do patrimônio; normatização das diárias; importância da figura do gestor de contrato, dentre outros itens.  “Se vocês fizerem um bom trabalho, é o Estado que será beneficiado e quem sai ganhando realmente é a sociedade”, destacou o conselheiro Severiano.

Para o secretário da Saúde, Samuel Bonilha, o saldo da reunião foi positivo. “Parabéns por essa atitude que nos deixa mais à vontade para nos aproximarmos do Tribunal, porque a gente precisa, sim, de orientação”, concluiu Bonilha.

Todas as demais relatorias devem promover reuniões similares conforme anunciado no Encontro Técnico realizado pelo TCE-TO, na semana passada.