O segundo painel do I Congresso de Comunicação do Sistema Tribunais de Contas (CNCTC), na manhã desta terça-feira (14.2), teve como tema o “Diagnóstico da comunicação do Sistema Tribunais de Contas”. A atividade foi mediada pelo conselheiro Joaquim Castro, presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do TCM de Goiás. A exposição foi feita pelos jornalistas Rafael Martini, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Massud Badra, do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Kelly de Castro, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
O presidente Joaquim de Castro abriu o painel destacando a importância de discutirmos caminhos para uma comunicação eficiente nos tribunais. “A discussão promovida a partir das experiências de três especialistas é uma oportunidade de ampliamos os conhecimentos e avançarmos na definição de estratégias para melhorar a comunicação entre os Tribunais de Contas e a sociedade”, anunciou o presidente Joaquim de Castro.
Kelly de Castro, coordenadora de Comunicação do TCE do Ceará abriu o painel apresentando a experiência “Ler, ouvir e ver – Convergir e despertar a atenção e o interesse do Cidadão estimulando os diferentes sentidos”. A comunicadora expôs sobre a experiência de desenvolver produtos de comunicação usando os sentimentos que, como resultado, têm ajudado a aproximar o tribunal da sociedade.
Baseada em uma cultura de convergência, a comunicação do TCE Ceará desenvolveu produtos que promovem a transparência, potencializam a informação, fomentam a participação e difundem o conhecimento sobre o controle externo.
Ela destacou a participação no Comitê Estratégico de Comunicação e os avanços na estrutura da unidade de comunicação com a instalação do estúdio de rádio e TV, com equipamentos modernos. Falou também que o Tribunal está investido no projeto Transparência Ativa, voltado para a comunicação direta com a sociedade.
O jornalista Massud Badra, assessor de Planejamento do MP-RO, apresentou a Pesquisa “Tribunais Estrutura da Área de Comunicação Social”, que avaliou a eficiência e a efetividade da comunicação social nos Tribunais de Contas do país.
Ele relatou que o levantamento atingiu 20 Tribunais de Contas e serviu para apontar caminhos, com base nos relatos de experiências nas diversas áreas de comunicação. Ressaltou a importância das unidades de comunicação ter estrutura tanto de equipamentos como de pessoal. Segundo ele, esse pode ser um estrave para atingir metas. “Hoje uma grande maioria dos TCs não acompanhou essa necessidade. Alguns tribunais têm estrutura diferentes, alguns com estrutura mínima e outros completa.
A pesquisa registrou a necessidade de utilizar as diferentes plataformas de comunicação, como programas de televisão, redes sociais e sites, para transmitir informações relevantes ao público e aos jurisdicionados. Lembrou também que durante a pandemia a comunicação ganhou destaque e os tribunais que estavam bem estruturados conseguiram entregar os melhores produtos.
A última exposição foi o painel de Rafael Martini, diretor de comunicação do TCE/SC, que abordou os desafios das estruturas de comunicação. Apresentou cases de sucesso dos TCs que reforçam a importância da comunicação para o desenvolvimento da sociedade, ressaltou a necessidade de uma comunicação clara e eficiente, como fator fundamental para a sociedade entender o trabalho dos Tribunais de Contas. Afirmou ainda a importância de desenvolver uma comunicação estratégica e em rede entre os TCs.
“É importante que o Sistema de Tribunal de Contas coloque a comunicação como mecanismo estratégico. Nesse sentido, a realização deste congresso é um avanço para concretizar essa medida”, afirmou Rafael Martini. Para finalizar, frisou que o debate sobre comunicação com a participação de conselheiros e profissionais da comunicação do STC é o caminho para alcançar a comunicação, de fato, eficiente.
O presidente Joaquim de Castro considerou de extrema importância as apresentações. “Para a comunicação dos Tribunais de Contas avançar e se aproximar da sociedade, não precisamos inventar nada. Basta aprimorar aquilo que já está sendo feito para que tenhamos sucesso”, disse.
O CNCTC é uma promoção do Tribunal de Contas de Santa Catarina (sede do evento), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Acaert.