III CNCTC: palestra destaca o papel estratégico da comunicação interna nos TCs

“É preciso se comunicar cada vez melhor. Isso é cuidado integral.” A fala do executivo Daniel Costa resumiu o tom da palestra “Comunicação Interna – Estratégias para aumentar o engajamento dos servidores”, ministrada nesta quinta-feira (07), segundo dia de programações do III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC). Com linguagem acessível e conteúdo profundo, o especialista em gestão de pessoas e comunicação apresentou caminhos para fortalecer vínculos e tornar mais efetiva a atuação institucional por meio de relações mais humanas e transparentes.

>> Veja mais fotos

Diretor executivo da agência BWG People Tech, Daniel defendeu que o engajamento não nasce de fórmulas prontas, mas da construção cotidiana de confiança e coerência entre discurso e prática. “Confiança é o principal ativo da organização. Ela é a base da colaboração — e só se desenvolve quando discurso e prática estão alinhados. É sua atitude e seu cuidado que engajam as pessoas”, explicou Costa.

Durante a apresentação, ele mapeou alguns dos principais entraves à comunicação interna nas organizações brasileiras, que impactam diretamente o engajamento dos colaboradores. Entre eles:

  • Falta de diálogo entre setores;
  • Sensação de não ser ouvido;
  • Ansiedade e pressão excessiva que comprometem a clareza das mensagens;
  • Sobrecarga de e-mails e mensagens assíncronas (como WhatsApp);
  • Terceirização de responsabilidades;
  • Formalismo e controle em excesso, que geram retrabalho.

Segundo Daniel Costa, enquanto a motivação representa o impulso inicial para agir, o engajamento é a força que sustenta o compromisso ao longo do tempo.

“Motivação é passado. Engajamento é futuro. É propósito e estratégia.”

Entre as estratégias apontadas para fortalecer esse vínculo com os servidores, estão:

  • Alinhar propósito com estratégia;
  • Promover saúde mental;
  • Reconhecer os esforços individuais e coletivos;
  • Desburocratizar relações internas, com foco em uma liderança mais empática e preparada;
  • Incluir os membros dos Tribunais de Contas na jornada comunicacional.

Para o palestrante, a comunicação precisa deixar de ser apenas uma ferramenta funcional e se tornar um instrumento de conexão real.

“Muito mais importante do que comunicar o que se faz, é fazer o que se comunica. Faz sentido, quando se faz sentir. Comunicação efetiva é, antes de tudo, afetiva.”

III CNCTC

O III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) acontece até esta quinta-feira (7), no Ribalta, espaço multieventos localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema central “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”. O encontro reúne comunicadores, especialistas, acadêmicos, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país para debater os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo.

O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.

Texto: Elba Boechat/TCMRio
Foto: Polka Filmes
Edição: Ligia Caputo/TCMRio e Abracom