Instituto Rui Barbosa e IBRAOP buscam parceria com associação alemã

Representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) e do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG), participaram, nesta sexta-feira, 26, de uma reunião com membros da GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional). O encontro foi realizado em Bogotá, Colômbia, onde a GIZ tem um escritório de apoio à OLACEFS – Organização Latino- americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores.

O objetivo da reunião foi apresentar os detalhes de um projeto na área de auditorias em obras públicas, desenvolvido pelo IRB e IBRAOP, para propor uma parceria com a associação alemã.

Participaram do encontro o analista financeiro, representante da GIZ, Bernard Holstein; o presidente do Instituto Rui Barbosa – IRB e do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade; o vice-presidente de Pesquisa e Estudo do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio Ramos de Castro (TCE/MG); o presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP, Pedro Paulo Piovesan de Farias; o diretor técnico do IBRAOP, Elci Pessoa; a arquiteta, membro do IBRAOP, Adriana Preza; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Wanderley Geraldo de Ávila e o também conselheiro do TCE/MG, Cláudio Couto Terrão.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente do IRB, que explicou como funciona o sistema de controle externo no Brasil e o trabalho desenvolvido pelo Instituto, com destaque para a criação das Normas de Auditoria Governamental (NAGs), as capacitações de técnicos de TCs de todo o país, a elaboração de ambiente virtual para oferecer cursos on-line e a parceria com a ASUL-ASUR (Associação das Entidades Oficiais de Controle Externo do Mercosul), para o primeiro curso de educação à distância para servidores do Brasil e da Argentina. “Ressaltamos que nossos objetivos estão em harmonia com a busca do desenvolvimento sustentável, eficiente e coeso, sempre contribuindo para o fortalecimento econômico e social e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Severiano Costandrade.

Na sequência, o presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, Pedro Paulo Piovesan de Farias, explicou o que é e como funciona o IBRAOP, além de apresentar os detalhes do projeto de Elaboração, Divulgação e Capacitação de Procedimentos de Auditorias em Obras Públicas.

O representante da GIZ, Bernard Holstein, recebeu a proposta com otimismo. Segundo ele há possibilidade de apoio ao projeto, o que precisa ser discutido também com a própria OLACEFS. Holstein lembrou que isso pode, inclusive, ser feito na oportunidade da XXII Assembleia Geral Ordinária da organização, a ser realizada em Gramado-RS, no início de novembro.

SAIBA MAIS

OLACEFS – A Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS) é um organismo autônomo, independente, apolítico e de caráter permanente. Entre suas finalidades estão: realizar pesquisas científicas especializadas; desenvolver tarefas de estudo, capacitação, especialização, assessoria e assistência técnica; formação e coordenação ao serviço das entidades de fiscalização superiores da América Latina e do Caribe.

GIZ-ZETA – A GIZ é uma associação civil alemã que atua em matéria de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. Opera nas áreas de desenvolvimento econômico e geração de emprego, governança e democracia, segurança, solução de conflitos civis, segurança alimentar, saúde e educação de base, proteção ambiental, conservação de recursos e mudanças climáticas.

A associação possui um programa regional de apoio à OLACEFS com o objetivo de melhorar as técnicas da organização e fortalecer o trabalho de Controle Externo.

IRB – O Instituto Rui Barbosa, criado nos anos 70, tem por vocação ser o grande promotor de atividades ligadas aos estudos e às pesquisas relativas aos Tribunais de Contas de todo o Brasil. Sua missão é garantir a qualificação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do Controle Externo, mediante a promoção e o fomento de pesquisas, estudos, capacitação e assistência técnica, visando ao fortalecimento e à integração dos Tribunais de Contas.

Desde junho deste ano o IRB tem um termo de cooperação com o IBRAOP – Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, com a finalidade de estabelecer procedimentos gerais aplicáveis ao controle externo de obras públicas.

IBRAOP – O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, de âmbito nacional, constituído por profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de nível superior.

Leave a Reply