A Associação dos Membros dos Tribunal de Contas do Brasil (Atricon) participou de reunião, nesta quarta-feira (21), com a secretária de Tecnologia da Informação do Supremo Tribunal Federal (STF), Natacha Moraes de Oliveira, e servidores da Secretaria, em Brasília. O encontro serviu para aproximar a instituição de ferramentas de inteligência artificial (IA) que possam ser replicadas no Sistema de Controle Externo brasileiro. Entre as experiências recentes do STF com IA apresentadas está uma ferramenta que simplifica a leitura de processos.
Com este conhecimento, a Atricon buscará pontos de convergência entre os Tribunais de Contas para implementação das tecnologias. O próximo passo para isso deverá ser a criação de um grupo de trabalho (GT) que reunirá os representantes do controle externo que participaram da reunião.
Representando a Atricon, participaram do encontro os vice-presidentes de Relações Jurídico-Institucionais, Carlos Neves Filho, e de Desenvolvimento do Controle Externo, Carlos Ranna, e as assessoras Anne Karoline Dorileo e Clayre Teles Eller. Servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) e do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) também estiveram na reunião.