O Conselheiro Inaldo Araújo, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, foi eleito, por unanimidade, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2026/2027. A homologação do resultado ocorreu na tarde desta terça-feira (2/12), durante a Assembleia Geral do Instituto, realizada no âmbito da programação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC). Inaldo recebeu os votos dos 33 Tribunais de Contas brasileiros — um feito inédito nos 52 anos de história da entidade.
A eleição marca também um momento simbólico: é a primeira vez que um conselheiro baiano assumirá a presidência de uma instituição que leva o nome de Ruy Barbosa, jurista de renome internacional e ilustre cidadão baiano. Visivelmente emocionado, Inaldo Araújo ressaltou a importância do momento e a força da unidade entre as Cortes de Contas: “Neste momento, em que tanto aprendi, vou deixar o coração fluir. Considero — e acredito que todos consideram — esta eleição diferenciada, porque, pela primeira vez na história do IRB, os 33 Tribunais de Contas que integram o nosso sistema votaram. Isso demonstra que precisamos estar unidos, porque unidos, como sistema, podemos fazer muito mais. Essa eleição também é a aprovação de um projeto que vem se desenhando ao longo dos últimos 15 anos, a partir das presidências que antecederam a que irei assumir.”
O presidente eleito fez questão de reconhecer o trabalho e a liderança do atual presidente, Conselheiro Edilberto Pontes, destacando seu legado para o fortalecimento institucional do IRB: “Vossa excelência plantou sementes no IRB que durarão por mais 50 anos, com raízes bem fincadas.”
Inaldo também agradeceu à equipe técnica do Instituto e prestou homenagem especial ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), pelo acolhimento da subsede do IRB e pela cessão de servidores e especialistas que atuam diretamente nas atividades do Instituto.
Em suas palavras finais, o novo presidente reafirmou o compromisso e o orgulho de levar a Bahia ao centro do sistema de controle externo brasileiro: “Da Bahia para o IRB, o meu coração emocionado vai estar sempre pulsante.”
A eleição unânime de Inaldo Araújo reforça o espírito de cooperação, continuidade e fortalecimento do Controle Externo nacional, em um momento estratégico para o avanço das políticas públicas, da governança e da atuação integrada das Cortes de Contas.
IV CITC
Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).
A realização da quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Blumenau, Assembleia Legislativa e Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.
Fonte: IRB