IV CITC: Rede de Secretários de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas terá site próprio

Integrantes da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação (STI) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) se reuniram na manhã desta quarta (3), em Florianópolis. Entre as iniciativas anunciadas está o lançamento do site da Rede STI (www.redesti.atricon.org.br), apresentado durante a reunião, que ocorreu dentro da programação do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC).
O espaço reunirá informações sobre soluções tecnológicas, eventos e outros conteúdos de interesse para os integrantes da Rede. Dentro do site, será disponibilizado o Catálogo de Soluções de IA Generativa da Atricon. O lançamento do Catálogo está previsto para a tarde desta quarta-feira, também dentro da programação do Congresso.
A secretária executiva da Rede, Ana Carolina Morais, reforçou aos participantes que o catálogo deverá ser atualizado sempre que for lançada uma solução de inteligência artificial generativa (aquela que cria novos conteúdos a partir de dados já existentes).
O presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, participou da parte inicial da reunião e declarou que os tribunais de contas têm que ser referência em tecnologia, visando não apenas à melhoria dos próprios processos de trabalho, mas também apresentando soluções aos fiscalizados.
Outros anúncios
O 2º Encontro Nacional de IA dos Tribunais de Contas, será realizado nos dias 30 e 31 de março, em Minas Gerais, seguido pelo encontro da Rede STI, no dia 1º de abril, no próprio TCE mineiro.
Também foi apresentado o projeto MMDI – TC (Medição do Desempenho e Impacto dos Tribunais de Contas), que traz reflexões sobre a necessidade de evolução do modelo atual (MMD). Entre as questões levantadas estão: Podemos atuar como agentes de transformação social? Onde nossa atuação gerou maior valor para a sociedade?
No caso da Tecnologia da Informação, como ela poderia ser usada para que se gere um resultado para a sociedade? No novo MMDI, a gestão de TI será uma das capacidades avaliadas, reforçando o papel estratégico da tecnologia na geração de valor público.

A reunião contou ainda com a participação da empresa Techbiz, patrocinadora do Congresso, que demonstrou o trabalho realizado com cruzamento de dados abertos, que poderiam auxiliar nos trabalhos de fiscalização do TCs.

IV CITC

Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).

A realização da quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Blumenau, Assembleia Legislativa e Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.

Texto: Magda Pamplona (TCE/SC)
Foto: Adriano Assis (ACMP/SC)
Edição: Jeferson Cioatto (TCE/SC)