JN destaca ferramenta de controle do TCE- PB que trata de empresas perdedoras em 100% das licitações

A Ferramenta de controle, ‘Licitantes 100% Perdedores”, criada pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), para mapear empresas suspeitas, aqueles que participam e sempre perdem licitações públicas, foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, na última sexta-feira (22).

Tal ferramenta de acompanhamento de gestão do TCE-PB, como disse na reportagem, deveria ser utilizada pelos órgãos de controle e fiscalização em todo país para combater esse tipo de ação criminosa.

Segundo a notícia veiculada, investigações sobre corrupção quase sempre envolvem empresas fantasmas. A repórter Graziela Azevedo mostra que, no Brasil, elas são criadas com muita facilidade.

“Escolhemos aleatoriamente uma da lista e, de São Paulo, com um aplicativo que qualquer órgão de fiscalização poderia usar, achamos o endereço e estranhamos que uma firma que vende de alimentos a material cirúrgico funcione em uma casa simples. O produtor João Paulo Medeiros, da TV Paraíba, afiliada da Globo, foi procurar a empresa e seu dono em Campina Grande. Só achou uma inquilina, que alugou a casa inteira”.

 ASSISTA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Ascom/TCE-PB