Lideranças da Frentas realizam primeira reunião de 2026

Dirigentes das entidades que integram a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) se reuniram pela primeira vez no ano na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou do encontro, realizado na terça-feira (10), que tratou de temas do interesse das carreiras jurídicas de Estado, entre as quais a defesa da regularização da política salarial e das prerrogativas das carreiras.

Entidade representativa de mais de 40 mil membros das carreiras jurídicas de Estado, a Frentas é coordenada pela presidente da AMB, Vanessa Mateus, e integrada pela Conamp, Ajufe, Anamatra, ANPT, ANMPM, AMPDFT, Ajufem e Amagis-DF, com participação também da Atricon e da Anadep.

A coordenadora da Frentas e presidente da AMB, Vanessa Mateus, propôs uma atuação unificada e coesa das entidades que integram a Frentas.

A finalidade é unir forças para uma atuação institucional conjunta na defesa da regularidade da política salarial das carreiras jurídicas e do poder normativo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O presidente da Ajufe, Caio Marinho; o presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim; o presidente da Anamatra, Valter Pugliesi; a presidente da ANPT, Adriana Souza; e o presidente da Atricon, Edílson Silva, defenderam a mesma linha de atuação institucional.

O objetivo é articular uma atuação unificada na defesa dos interesses das carreiras jurídicas junto aos principais interlocutores no Poder Judiciário.

Compareceram à reunião representantes das demais entidades que integram a Frentas, entre os quais o presidente da ANMPM, Nelson Lacava Filho; o presidente da AMPDFT, Karel Ozon; a presidente da Anadep, Fernanda Fernandes; e o presidente da ANPR, José Schettino.

Participaram do encontro na sede da AMB também o presidente do Conselho Consultivo da AMB, Frederico Mendes Júnior; o vice-presidente de gestão e prerrogativas da AMB e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; a Tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva; a secretária do Conselho Fiscal da AMB e presidente da Ameron, Fabíola Inocêncio; e os presidentes das associações filiadas Eldsamir Mascarenhas (Amab); Hercy Ponte Alencar (ACM); Marcelo Oliveira (Amarr), Rafael Casado (Almagis), e Thiago Massad (Apamagis).

Com informações da Assessoria de Comunicação da AMB