Mais seguro, rápido e prático: STI apresenta novo Sistema APLIC Web do TCE-MT

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou, nesta terça-feira (14), o novo Sistema APLIC Web ao presidente do órgão de controle externo, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. 

O Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC), em formato totalmente web, está operando como piloto, com as Prefeituras de Cuiabá, Nortelândia e Santa Carmem e com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MT).  

“Foi uma inovação apresentada hoje pela STI, que vai facilitar a transmissão dos dados necessários à fiscalização, trazendo mais transparência e comodidade para o jurisdicionado. Já está em operação como piloto e com resultados positivos. É uma ferramenta extremamente moderna e facilitadora”, afirmou o presidente. 

Conforme o secretário de Tecnologia da Informação, Mateus Dias Marçal, o APLIC Web é mais seguro, rápido, prático, intuitivo, escalável e inteligente. “O sistema agora é totalmente web. O fiscalizado abre uma tela na web e acessa tudo, todo o histórico dos dados declarados que ele envia e é tudo certificado”, ressaltou.

Marçal pontuou ainda que o novo sistema conta com a emissão de certificado das cargas enviadas pelo fiscalizado, monitoramento em tempo real dessas cargas e integração com Central do APLIC para tratamento e elucidação de eventuais dúvidas.

Além disso, o secretário destacou que o processo foi melhorado, reduzindo o tempo de envio de horas para segundos e reforçando a segurança da informação. “O tráfego da informação foi fragmentado, com isso ficou mais rápido, antes levava horas, agora é questão de segundos, e não precisa de uma internet com alta velocidade. Também encapsulamos os dados na ponta. Agora, se arquivo for enviado para outro usuário, ele não vai conseguir abrir”, apontou. 

Prestigiando a apresentação, o conselheiro Sérgio Ricardo destacou que permitir acesso dos municípios ao Tribunal de Contas facilita a gestão. “Facilita que o gestor possa investir bem, ter tranquilidade de gerir, que ele seja bem-informado de como gerir o recurso federal, o recurso do estado. É o Tribunal de Contas fazendo seu papel, chegando na ponta, no fiscalizado, no gestor que anseia por essa informação”. 

O APLIC

O sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC) foi criado para que os jurisdicionados transmitam, virtualmente, a prestação de contas ao TCE-MT. O modelo busca ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados.

SECOM TCE-MT