Membro do TCE-RO recebe na Assembleia Legislativa título de Cidadão Honorífico de Rondônia

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Wilber Carlos dos Santos Coimbra, recebeu nessa quarta-feira (30), em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa (ALE-RO), o Título de Cidadão Honorário de Rondônia. A propositura, de autoria do deputado Luizinho Goebel, teve como objetivo prestar reconhecimento da trajetória do homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia.

 

Bastante prestigiada, a sessão solene, contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes dos poderes e órgãos do Estado, da OAB – Seccional de Rondônia, maçonaria e líderes religiosos, assim como familiares dos homenageados e grande número de servidores do Tribunal de Contas.

Abrindo os trabalhos, o deputado Laerte Gomes, presidente da Casa de Leis, lembrou que o título honorífico é a maior honraria concedida pelo Estado, destacando que o homenageado, a partir daquele momento, torna-se cidadão de Rondônia. “Com absoluta certeza, é um dia especial para Rondônia, que passa a adotar como seu filho, o conselheiro Wilber Coimbra, que tem uma trajetória brilhante e exemplar”.

O presidente da Assembleia ressaltou a determinação e empenho de Wilber Coimbra, que se destaca em todas as funções que exerce, ressaltando a sua atuação também como deputado estadual. “Enfrentou os percalços da vida, sem se acovardar, sem ferir a sua honra e com seu espírito de luta, enfrentou todos os desafios e cumpriu a sua missão”, acentuou.

Ao discorrer sobre a biografia do conselheiro, citou sua trajetória desde a chegada a Rondônia, destacando os cargos ocupados nas forças de segurança (Exército e Polícia Militar), em entidades classistas (Astir), na Assembleia, na qual exerceu mandato de deputado; e, em especial, no TCE, onde preside a Escola Superior de Contas, unidade de educação corporativa da Corte. Lembrou ainda de ações de Wilber Coimbra no mundo acadêmico, como professor e estudioso, acumulando, por méritos próprios, titulações relevantes, entre os quais, o Pós-Doutoramento (“Post Doc”) em Direito e o doutorado em Ciência Jurídica.

Os demais parlamentares que participaram da sessão solene também destacaram aspectos do homenageado. Ezequiel Neiva lembrou que se elegeu deputado junto com Wilber, em 2006, após os dois estarem juntos na mesma coligação. “Acompanhei o trabalho à frente da Astir, fomos colegas aqui neste Parlamento e vi a sua dedicação. É uma homenagem merecida e justa a quem tem trabalho prestado por Rondônia e uma trajetória de vida impecável”, disse.

Cabo Jhony relembrou histórias do então soldado Wilber, no trabalho em Ji-Paraná, que se destacava: “Depois, ingressou na Astir e transformou a instituição, que estava praticamente falimentar. Esse trabalho repercutiu de tal forma que se elegeu deputado estadual, sendo votado em todos os 52 municípios. Deus honra a quem trabalha com ética e faz jus aos seus. Para mim, como policial militar, o Wilber, foi uma referência”.

Proponente da honraria, o deputado Luizinho Goebel destacou que “o fruto dessa homenagem é uma coisa boa para a sociedade. As vitórias, as conquistas pessoais de Wilber Coimbra, são boas para a sociedade, nos inspiram. Eu convivi com o deputado Wilber e sou grato pelo que aprendi com ele. Wilber é de família humilde, mas com esforço e estudo, venceu na vida. Chegou muito longe, e nunca deixou de ser um homem de bem. Esse é o exemplo: busquem o caminho da dedicação, busquem o caminho da ética, que com certeza os bons frutos chegarão”.

AUTORIDADES

Presidente do TCE, o conselheiro Edilson de Sousa Silva, em discurso emocionado, enalteceu a luta da família para Wilber Coimbra chegar onde chegou. “Esse nordestino que lutou pela vida, criado pela mãe, com toda a dificuldade, mas com muita dedicação e amparo nos estudos. Destaco a pessoa do homem, pai, companheiro, de bom coração e dedicado em tudo o que faz; mania de perfeccionismo até. Uma trajetória louvável, brilhante e que faz jus à merecida homenagem”.

Já o desembargador Renato Mimessi, representante do Tribunal de Justiça, buscou valorizar a iniciativa de trazer a público a homenagem: “Estamos diante de uma trajetória brilhante, de alguém que lutou para conquistar seus ideais, com muito esforço, dedicação aos estudos e empenho. Temos também que valorizar isso”.

O defensor geral, Hans Immich ressaltou a visão de Wilber Coimbra, como homem público, em sempre estar atento aos anseios da sociedade, enquanto o presidente da OAB, Elton Assis, disse que “o título concedido é fruto de um trabalho incansável e determinado, de um brasileiro perseverante, que lutou muito para ter o seu espaço. Mas, mesmo nas adversidades, não se afasta da bondade e da ética”.

Surama Bastos, amiga de infância do homenageado, usou a palavra para enaltecer a sua trajetória: “O conheço desde pequeno. Foi comigo que pisou pela primeira vez nesta terra. Este cidadão é merecedor, pois é honesto e digno e está apto a representar esse Estado. Na nossa vida, passamos muitas dificuldades e Deus nos ajudou e nos amparou”.

Um vídeo com depoimentos de amigos e familiares foi exibido, emocionando a todos. Na solenidade, foi ainda entregue a Medalha do Mérito Legislativo ao secretário legislativo da Assembleia, Hélder Risler, proposta pelo então deputado Wilber Coimbra.

CIDADÃO RONDONIENSE

Ao abrir a sua fala, o homenageado tributou a Deus toda a honra, glória, poder e majestade. Em seguida, enalteceu a sua companheira, Suzy Coimbra, e Magda Ésber, por seu afeto, pela acolhida e “in memorian” a sua mãe, Nilce dos Santos Coimbra. “Cada pessoa presente aqui representa uma etapa da minha história. Sinto-me prestigiado com a presença de todos aqui. A minha alma se enche de alegria, a sensação é de que não pertenço mais a mim mesmo. Deus jamais me desamparou, em todos os caminhos que percorri. Nunca fiquei ao abandono. Em todos os momentos, fui acolhido”, ressaltou.

O homenageado disse ainda que “minha origem é extremamente humilde, mas me traz muito orgulho. Nasci no Maranhão, em condições adversas, mas nunca fugi à luta. Deus nos capacita, nos fortalece, mas a luta é nossa”.

Coimbra ainda firmou: “Sou feliz e grato por este título de cidadão rondoniense. Hoje, sou filho de Rondônia, porque quis Deus e quis esta Casa. Os senhores e senhoras testemunham muita honra, para um homem de origem muito humilde, mas que vê com generosidade a vida. Por isso, tenho recebido das mãos de Deus, a sua benevolência. Até aqui, nos ajudou o Senhor”, finalizou.

ASCOM / TCE-RO