Ministro do TCU fala em encontro do TCE do Goiás

Benjamin-ZymlerO palestrante do encerramento do Ciclo de Palestras TCE-GO/IDP será o ministro do TCU Benjamin Zymler, em substituição a Walton Rodrigues, como havia sido divulgado anteriormente. Segundo a organização do evento, fica mantido o tema Licitações Públicas e Controle Externo, bem como o horário e local: 15 de dezembro (segunda-feira), a partir das 8h30 no auditório da Associação Goiana do Ministério Público, em Goiânia.

O controle das licitações públicas está entre as competências dos tribunais de contas, e deve ser realizada sob a tríplice ótica da legalidade, da legitimidade e da economicidade. Cabe aos TCs, aferir também a legitimidade e a economicidade das opções administrativas, bem como examinar a eficiência administrativa, por meio do controle de resultados, que devem ser os melhores possíveis, no mais curto espaço de tempo e com os menores custos.

O encontro encerra o ciclo jurídico, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás, em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público, que já teve as palestras dos ministros Gilmar Mendes (STF), Gilson Dipp (STJ) e Raimundo Carreiro (TCU), bem como do economista José Roberto Afonso. O evento, que serve como preparação ao curso de pós-graduação latu sensu em Controle Externo e Governança Pública, a ser realizado ano que vem, é destinado a conselheiros, auditores, procuradores de contas e técnicos do TCE-GO.

 QUEM É – Formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia, Benjamin Zymler é ministro do Tribunal de Contas da União.
Trabalhou em Furnas Centrais Elétricas e na iniciativa privada até 1992, quando ingressou no TCU como Analista de Finanças e Controle Externo, mediante concurso público.

Formou-se também em Direito, com mestrado, pela Universidade de Brasília. A partir de 1998, foi aprovado em novo concurso público e empossado para o cargo de Auditor do próprio tribunal. Com a aposentadoria do ministro Bento Bugarin, foi indicado pelo presidente da república Fernando Henrique Cardoso à vaga destinada a Auditores do TCU. Aprovado pelo Senado Federal, foi empossado em 11 de setembro de 2001. Presidiu o TCU desde Janeiro de 2011 até o fim de 2012.

Serviço:
1º Ciclo de Palestras TCE-GO/IDP
Palestra:
Licitações Públicas e Controle Externo
Palestrante: Ministro Benjamin Zymler
Data/Horário: 15/12/2014, das 8h30 às 12 horas
Local: Auditório da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP)
Rua T-29 esq.c/T-9 n° 1758, Setor Bueno, Goiânia-GO