Conselheiro Taufner destaca Dia Internacional de Combate à Corrupção

Em sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (09), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, lembrou da histórica Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, quando instituído o Dia Internacional de Combate à Corrupção, a ser celebrado anualmente, no dia 9 de dezembro.

“A corrupção permeia nossa sociedade. Infelizmente, é prática cotidiana, vista desde pequenos atos até altos escalões do poder. Mas quando praticado por pessoas ligadas ao Poder Público torna-se ainda mais preocupante. Este tem a obrigação de agir pelo bem comum. A corrupção leva ao desfalque, a abusos das mais variadas formas, causando sofrimento à sociedade”.

O presidente destacou ainda os avanços conquistados, tendo participação importante dos órgãos de fiscalização – Tribunal de Contas e Ministério Público, além do Poder Judiciário. Mas, neste aspecto, a legislação foi forte aliado, com a promulgação de lei que combate a compra de votos, a lei da Ficha Limpa e a lei de Acesso à Informação.

Em sua fala, Taufner citou levantamento da ONG Transparência Internacional, que divulgou dados da percepção da corrupção em 175 países. Ao Brasil, foram conferidos 43 pontos, situando-o em 69º lugar. Percebeu-se uma pequena melhora. Ano passado o país estava em 72º lugar. “É uma demonstração de que avançamos, mas ainda precisamos caminhar bastante”.