MMDI-TC é pauta de reunião entre Atricon e UNB

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participou de reunião, na última quinta-feira (2), com representantes do Centro de Estudos Avançados (CEAG) da Universidade de Brasília (UNB) para tratar sobre o Marco de Medição de Desempenho e Impacto dos Tribunais de Contas (MMDI-TC). Na ocasião, a Atricon foi representada pelo auditor Luiz Genédio Mendes Jorge (TCDF) e pela assessora técnica Anne Karoline Dorileo de Oliveira.

O encontro foi espaço para debates sobre a viabilidade técnica e metodológica das mudanças na ferramenta e identificação de alternativas para contar com a colaboração da academia no desenvolvimento do novo modelo de avaliação.

Durante a reunião, foi apresentado o atual conteúdo do MMD-TC e a nova proposta de avaliação de desempenho, que tem por escopo o atendimento das diretrizes do Strategic Management Handbook for Supreme Audit Institutions do IDI/Intosai, com ênfase nos valores e benefícios definidos pela Intosai-P 12. A iniciativa busca adequar a metodologia ao papel indutor dos Tribunais de Contas na promoção da boa governança e geração de valores e benefícios para a sociedade.

A proposta foi bem recebida pelos professores da Universidade, que afirmaram a viabilidade metodológica da proposta e manifestaram interesse em participar do projeto, devido à relevância social de seus objetivos. Neste sentido, os docentes ressaltaram que a proposta está plenamente aderente aos objetivos do Centro de Estudos e da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, ambos da Universidade de Brasília.

Avanços na reestruturação
A reunião ocorreu em continuidade ao que foi deliberado na última reunião conjunta entre a diretoria da Atricon e o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas, realizada no dia 3 de setembro no TCE-MG, quando a proposta de reestruturação do MMD-TC com foco no impacto social foi aprovada.