Morre o conselheiro aposentado do TCE-MT, Ary Leite de Campos

Faleceu às 20:30 horas (horário Brasília) o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Ary Leite de Campos, pai do conselheiro Domingos Neto. Ary faleceu no Hospital Allbert Einstein com falência múltipla dos órgãos. Ary Leite de Campos será velado na Câmara Municipal de Várzea Grande.

O conselheiro Ary Leite de Campos, filho de Gonçalo Domingos de Campos e de Dirce Leite de Campos nasceu em Várzea Grande, no dia 12 de julho de 1940. Casou-se com a professora Nilda Godoy de Campos, com quem tem três filhos, Gonçalo Domingos Campos Neto – hoje conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Lise Laura Campos Bianchinni e Naíse Godoy de Campos Freire.

Contador formado pela Escola João Pompeu de Campos Sobrinho – Várzea Grande-MT, Ary iniciou sua carreira política como prefeito de Várzea Grande, em 1969. Ocupou ainda o cargo de secretário de Obras quando realizou grande número de obras de infraestrutura urbana, a exemplo da abertura do bairro Cristo Rei. Foi deputado estadual por três legislaturas (1974, 1978 e 1982), nesta última obtendo o primeiro lugar em votação no Estado de Mato Grosso.

Como deputado, foi vice-presidente e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, foi segundo-secretário da Mesa Diretora da mesma Casa de Leis e membro da Comissão Especial de Revisão Territorial e da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Em virtude dos serviços ao Estado, recebeu o título de Membro do Quadro Geral da Ordem do Mérito de Mato Grosso, no grau de Oficial, e Membro do Quadro Oficial da Ordem do Mérito Legislativo, além dos títulos de Cidadão Honorário de Rosário Oeste, Nobres, D. Aquino, Arenápolis, Jangada e Campo Verde.

Sua trajetória política o levou à função de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, tendo sido nomeado em 13 de maio de 1986, por ocasião da aposentadoria do Conselheiro Ênio Carlos de Souza Vieira. Na Instituição, foi corregedor-geral no exercício de 1988 a 1990; vice-presidente no biênio 1990/92 e no exercício de 1996/1997. Ascendeu pela primeira vez à Presidência entre 1992/94, e nos exercícios de 1999/2000 e 2004/2005 retornou ao cargo de Presidente.

Durante sua gestão, que se seguiu até o dia 31 de janeiro de 2005 teve como slogan “Foco em Resultados”. O conselheiro presidente defendeu que todos os serviços prestados pelo TCE-MT tivessem como base as metas planejadas pela gestão. As equipes de auditorias percorreram 34 rotas a fim de examinar a execução orçamentária dos 139 municípios do Estado à época. De 2006 a 2008 assumiu a Corregedoria Geral do TCE-MT e aposentou-se em 19 de maio de 2009.

Fonte: Assessoria TCE/MT

Leave a Reply