MPCO e Escola de Contas realizam oficina de sensibilização para atender pessoas com deficiência

Tendo em vista a realização do Seminário Nacional de Inclusão e Acessibilidade, promovido pelo Ministério Público de Contas em parceria com o Tribunal de Contas de Pernambuco, nos dias 30 e 31 de agosto, a Escola de Contas promoverá a Oficina de Sensibilização para Atender Pessoas com Deficiência. O treinamento acontecerá no dia 26/07/12, das 8h30 às 12h30, na sala Paulo Freire, na Escola de Contas.

A iniciativa visa a preparar os servidores da Casa e terceirizados que irão trabalhar no evento, envolvidos com a organização e logística. O evento tem como objetivo sensibilizar os participantes ao convívio adequado e correto com pessoas com deficiência. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário de capacitação e seguir os trâmites do Tribunal.

A Oficina é resultado de parceria entre a Escola de Contas e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), o órgão ficará responsável pela instrutoria e distribuirá cartilha específica sobre o assunto para os participantes.

Confira abaixo a programação:

:: Sensibilização nas 4 áreas de deficiência (visual, auditiva, mental e física): Sensibilizar os participantes ao convívio de pessoas com deficiência, refletindo sobre as especificidades das quatro áreas de deficiência, construindo assim, possibilidades para uma efetiva emancipação social da pessoa com deficiência e dando informações gerais sobre o correto trato com as pessoas com deficiência.
:: Promover Construção de uma perspectiva inclusiva focando a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e, assim, contribuir para sua emancipação social.

:: Direitos e Benefícios: Promover a conscientização dos direitos e deveres das pessoas com deficiência, abordagem geral sobre educação inclusiva e inserção no mercado de trabalho.

:: Saúde e cuidado da Pessoa com Deficiência: Despertar no público noções básicas acerca da saúde e cuidado da PcD nos diferentes âmbitos da vida cotidiana, no lar, esporte, trabalho, afim de estimular a qualidade e vida e hábitos saudáveis. Além de estimular a quebra de estigmas e preconceitos ligados à pessoa com deficiência nos aspectos gerais do dia a dia.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Escola de Contas Professor Barreto Guimarães (ECPBG), 19/07/12

Leave a Reply