Nos EUA, presidente do TCU se reúne com organismos internacionais

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, participa esta semana de reuniões com organismos internacionais, nos Estados Unidos. A agenda inclui encontros com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), da Auditoria-Geral dos Estados Unidos (General Accounting Office, conhecido como GAO, que é o órgão de controle norte-americano) e do Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, na sigla em inglês) da Casa Branca.

Na pauta, Nardes aborda, entre outros assuntos, o estudo internacional sobre a governança pública, firmado por meio de acordo de cooperação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); as auditorias coordenadas e realizadas em parceria com outros países que integram a Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras (Olacefs) – organização presidida por Augusto Nardes atualmente –; e a Rede de Combate à Corrupção.

A convite do diretor do Instituto Brasil, Paulo Sotero, na última terça-feira (6), Nardes  ministrou palestra no renomado Instituto Wilson Center – que é uma instituição independente e não-partidária que lida com questões globais por meio de pesquisa em profundidade e diálogo aberto com diferentes países –, em Washington, sobre a contribuição do TCU para a governança e o desenvolvimento do Brasil. Na oportunidade, Nardes abordou conceitos de governança, citou as diretrizes do TCU para contribuir para a melhoria da gestão pública e as boas práticas implementadas pelo tribunal em 2013.

O presidente do TCU reforçou em sua palestra que “o Brasil tem de estabelecer um grande pacto para fortalecer a governança pública”, a fim de aumentar a sua produtividade e alcançar os patamares dos países desenvolvidos.

Concluiu que órgãos de controle – como o TCU – desempenham um papel essencial, nos níveis federal, estadual e municipal, como promotor de governança pública em prol do desenvolvimento, não se esquecendo da fiscalização da legalidade e da conformidade e da luta contra a corrupção.

A palestra ministrada por Augusto Nardes foi acompanhada por especialistas em políticas públicas e pesquisadores do Instituto Wilson Center, entre outros americanos e brasileiros residentes nos EUA.  O diretor do Instituto Brasil, ligado ao Instituto Wilson Center, Paulo Sotero, e o diretor de Assuntos Estratégicos da Auditoria-Geral dos Estados Unidos da América (GAO), Christopher Mihm, estiveram presentes na apresentação do presidente do TCU.

Leia também:

Serviço:
Secom – RT
Crédito da foto: Instituto Brasil
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Leave a Reply