Nova logomarca exprime busca de interação do TCE do Paraná com seus públicos

Formada por quatro triângulos sobrepostos, imagem tridimensional que representa jurisdicionados, cidadãos, imprensa e servidores da Casa passa a ser obrigatória em todos os materiais institucionais do Tribunal

Além de avanços significativos na apresentação e no conteúdo, o novo portal do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que entrará no ar nos próximos dias, passará a expor mais uma inovação. Trata-se da nova logomarca do Tribunal.

Elaborada pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) – consultoria especializada que é responsável também pelo desenvolvimento do portal –, a logomarca é formada pela sobreposição, em perspectiva, de quatro triângulos equiláteros, na forma de uma pirâmide – figura chamada, na geometria, de tetraedro –, em vários tons de azul.

“Ela traduz, em imagem visual, a interação buscada pelo TCE-PR com todos os seus públicos: servidores, jurisdicionados, cidadãos e imprensa”, explica o presidente, Fernando Guimarães, idealizador da logomarca e do portal.

Cada elemento da nova logomarca tem razão de ser. O aspecto translúcido entre os vértices simboliza a transparência das ações que o Tribunal busca. A sobreposição dos elementos geométricos transmite os conceitos de agrupamento e expansão. A tridimensionalidade da figura torna o objeto mais resistente a forças externas.

A adoção da nova logomarca, que cria unidade visual e fortalece a identidade institucional, foi aprovada na sessão plenária de 22 de novembro. No dia seguinte, a edição 533 do Diário Eletrônico publicou a Portaria 841/12. Ela estabelece que a nova logomarca passe a ser utilizada no portal e em todos os materiais institucionais impressos e eletrônicos do TCE.

FONTE: Coordenadoria de Comunicação Social TCE-PR
LOGO: Instituto Curitiba de Informática (ICI)

Leave a Reply