Novo auditório do TCE-AM é reinaugurado nesta segunda-feira (14)


Com a presença do governador Omar Aziz e de dezenas de autoridades, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) reinaugurou, na manhã desta segunda-feira (14), o novo auditório do órgão que ampliou o número de vagas de 230 para 308 pessoas e agora atende a todas as normas de acessibilidade, acústica e de visibilidade. Na mesma solenidade, em comemoração aos seus 63 anos, o TCE concedeu medalhas de Honra ao Mérito de Contas (a mais alta condecoração do Tribunal) a 14 personalidades públicas.
Reformado em 180 dias, o novo auditório do tribunal passou por diversas mudanças, entre elas o escalonamento da plateia, possibilitando às 308 pessoas visibilidade total ao palco, ou por meio dos três telões automatizados instalados no local, transformando o espaço no mais moderno auditório da capital amazonense.
A autora do projeto, arquiteta Karla Passos, explicou que um dos destaques do local é a estética alinhada à funcionalidade. “Antes o auditório não era funcional. Era fora de todas as normas: de acessibilidade, acústica e iluminação adequada, por exemplo. Estes foram os itens mais importantes para iniciar a reforma. Partimos de uma ideia da presidência de fazer o mezanino, fizemos adaptações e chegamos ao resultado satisfatório”, comentou.
De acordo com o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, o Tribunal precisava fazer uma reforma no auditório, que serviu muito bem durante uma década e meia e, agora, está à disposição da sociedade amazonense.
Na opinião do secretário-geral da Administração do TCE, Fernando Elias, o Tribunal necessitava de um auditório na altura da importância do trabalho desenvolvido pelo TCE. “Antes o auditório era modesto, pouco funcional e não atendia aos padrões, mesmo assim atendia a sociedade, mas era necessária uma reforma pelos seus 63 anos”, enfatizou.
Após a reinauguração e entrega das medalhas, o TCE abriu a exposição sobre os 63 anos de atividade do órgão, com estandes sobre a história do TCE, o trabalho da Escola de Contas, a comunicação institucional, entre outros assuntos. A exposição continua até a próxima sexta-feira (18) e é aberta ao público.

Leave a Reply