Novo Portal Instituto Rui Barbosa foi lançado e já está no ar

Já está no ar o mais novo portal do Instituto Rui Barbosa – IRB. Após um período de reformulação o site apresenta cara nova, repaginado, mais dinâmico e acessível. Com o objetivo de promover o conhecimento dos Tribunais de Contas Brasileiros, o IRB apresenta seu novo espaço virtual para promover a principal missão do Instituto, o compartilhamento das funcionalidades das Cortes de Contas, a partir da qualificação de servidores e membros, objetivando a cidadania.

O portal do IRB pode ser acessado por qualquer computador, smartphone ou tablet, sem nenhum agravante para a navegação. Além da Central de Relacionamento (CR-IRB), implantada há alguns meses, o site ganhará (em breve) um Fórum de Discussão para os Comitês Temáticos e Gestões debaterem e trocarem informações e documentos, facilitando o contato e otimizando o tempo de trabalho. Além disso, o novo espaço virtual do IRB terá ferramentas de compartilhamento via e-mail e redes sociais de notícias ou artigos. Os usuários já têm a possibilidade de curtir ou twittar à notícia visualizada, usufruindo de um canal de comunicação mais avançando, com mais conteúdo e mais transparência.
O Presidente do IRB e também vice-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Conselheiro Sebastião Helvecio destacou que o lançamento do portal foi possível graças à dedicada atuação da Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, responsável pelo comitê temático de comunicação, e também dos nossos servidores do sistema de controle externo.
Como parte atuante na reformulação dessa plataforma, a Diretora da área de Tecnologia de Informação, Cristiana Siqueira explica a importância do portal do IRB para os associados e cidadãos: “o novo portal do Instituto Rui Barbosa poderá ser utilizado como infraestrutura para Gestão do Conhecimento, disponibilizando informações estratégicas que favorecem novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas”.
Cristiana enfatiza, ainda, que essa Gestão do Conhecimento, é um conjunto de processos apoiados por ferramentas de Tecnologia da Informação, voltados a capturar, organizar, armazenar, proteger e compartilhar o conhecimento das pessoas. “As novas ferramentas que o novo portal dispõe (Central de Relacionamento – CR-IRB e o Fórum de discussão) acompanham características de gestão de documentos, controle de agenda, atendimento por demanda, portal de notícias, eventos e publicações” concluiu.
“Interativo com a nossa Central de Relacionamento, a nova plataforma do IRB será ferramenta de integração dos 34 tribunais de contas do Brasil”, explicou o Presidente do Instituto e finalizou citando um dos maiores e influentes poetas do séc. XX: “as coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão; mas as findas, muito mais do que lindas, estas ficarão”.
O site do Instituto Rui Barbosa pode ser acessado através do endereço http://irbcontas.org.br/site/