Dezenove aprovados do Concurso nº 01/2024 do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) foram empossados no cargo de auditor de controle externo, em cerimônia realizada na sexta-feira, dia 17, no Plenário Conselheiro Emílio Martins. Dos nomeados, 14 servidores irão compor o quadro da área de fiscalização e os demais farão parte da área de tecnologia de informação.
Prestigiada por secretários das unidades, a cerimônia de posse foi conduzida pela Conselheira Presidente do TCE-PA Rosa Egídia Crispino C. Lopes, que felicitou os novos integrantes do efetivo do órgão de controle. Estiveram presentes o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro e a Conselheira Lourdes Lima.
“O dia de hoje marca o início de uma nova etapa na vida de cada um de vocês. A aprovação em um concurso tão desafiador como ao que se submeteram é uma demonstração inequívoca de mérito, resiliência e disciplina. Vocês superaram um processo rigoroso que demandou esforço, perseverança, sacrifício e provaram estar aptos para integrar e fortalecer os quadros desta Corte. Recebam os nossos sinceros parabéns. A partir de hoje vocês passam a integrar uma instituição com uma nobre e importante missão: exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais e garantir que eles sejam usados de forma transparente e eficiente, sempre em prol da coletividade”, disse a Conselheira Presidente Rosa Egídia.
O Conselheiro Vice-Presidente do TCE-PA, Fernando Ribeiro, também parabenizou o grupo de servidores, desejando-lhes muito sucesso na jornada profissional. “Hoje venho me regozijar com a recompensa pelas noites de sono que passaram, pelas privações de outras atividades ou mesmo de lazer e de convívio com as famílias para galgarem seu objetivo. Espero que se sintam em casa, que sejam certamente todos muito bem-vindos aqui. Parabenizo a gestão da Conselheira Rosa Egídia. Creio que o concurso público foi uma das realizações mais importantes da gestão que ela está encerrando e da qual tenho o privilégio de ser Vice-Presidente”, declarou o Conselheiro Fernando Ribeiro.
Tomaram posse como auditores de controle externo, na área de fiscalização, especialidade em Direito Amanda Naif Daibes Lima, Ana Léa Chagas Marçal, Amanda Aboim Lima Pereira, Evander Dayan de Mattos Alencar, Bárbara Santiago Pessôa Sinfrônio, Samantha Oliveira Araújo, Louise Brandão Durães, Thiago Amaral Costa Savino, Daniel Lopes de Campos Filho, Ana Maria Ferreguette Crispino Cunha e Mirna Maia Abdul Massih.
Também na área de fiscalização, na especialidade de Contabilidade, assumiram o cargo Minoru Sasaki, Airton Amaral Rodrigues e Bruno Barbosa Soares.
Na área de Informática foram empossados Bráulio Henrique Orion Uchôa Veloso Pinto (cientista de dados), Ewerton da Costa Vaz e Michel Machado de Moraes (analista de sistema), Thiago do Rosário de Castro (analista de segurança) e Edson Marques da Silva (analista de suporte).
Em nome dos servidores, Amanda Naif Daibes Lima agradeceu a Deus e aos seus familiares pela conquista, fruto de muito empenho e de renúncias. “Nós todos sabemos que a rotina de quem se dedica a prestar concurso público é árdua e não raro envolve altos e baixos como todos os grandes projetos de vida. Não vou dizer que a nossa rotina de dedicação e de esforço tenha se esgotado, mas que agora ela será direcionada ao nosso trabalho como auditores, com toda a seriedade, respeito e ética que o cargo nos exige. A partir de hoje poderemos contar uns com os outros e também com os demais colegas. Buscaremos exercer o cargo público para o qual fomos empossados não apenas com vistas à nossa realização pessoal, mas sobretudo para contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pelo TCE-PA”, discursou.
Os novos servidores participarão de curso de ambientação no período de 20 a 24 de janeiro e de formação técnica de 27 de janeiro a 18 de fevereiro, ambos organizados pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).
O concurso público nº 01/2024 previu o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva, de nível superior e médio, com a oferta de 50 oportunidades, sendo 5 de nível médio e 45 de nível superior. Dos 11.681 inscritos, foram aprovados 651 candidatos. A banca organizadora do certame foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Fonte: TCE-PA