As equipes de auditores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) já estão nas ruas para fiscalizar 36 centros educacionais vinculados à prefeitura da capital paulista. Os 72 auditores e técnicos se encontraram às 7h da manhã desta terça-feira (25) na sede do TCM-SP, na zona Sul de São Paulo.
O trabalho começou com a conferência dos equipamentos que serão usados nas vistorias. Cada dupla de profissionais do tribunal recebeu um tablet com um software desenvolvido especificamente para ações como a Operação Educação.
As duplas estão visitando 36 escolas municipais, sendo 20 na zona Leste de São Paulo, sete na zona Oeste, sete na zona Sul e duas na zona Norte.
O questionário básico até 192 itens e a análise prevê ainda checar in loco questões relativas à segurança, refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas. Também estão sendo examinados aspectos ligados à prevenção de incêndios e higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.
Pela complexidade das análises e o pente-fino feito em cada unidade a fiscalização piloto indicou que o trabalho das duplas pode levar até seis horas de duração. Antes disso, em tempo real, as imagens e as respostas aos questionários já serão enviadas para a plataforma central.
Os resultados serão compilados em âmbito estadual e nacional. A estimativa é que os relatórios sejam divulgados no dia 27, a partir das 14h.
A iniciativa, uma parceria entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), tem o apoio técnico do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê de Educação (CTE-IRB), e ainda o suporte institucional da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
Fonte: TCM-SP