Ouvidoria do TCM-CE bate recorde de atendimento em fevereiro

A Ouvidoria do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) realizou 1.015 atendimentos no último mês de fevereiro. O número é recorde em comparação com todos os meses anteriores, desde o início do funcionamento do setor, em 2012. Em segunda posição está março de 2016, com 904 registros. O período com menor contagem foi julho de 2012, que somou 58 chamados. Nos últimos dois anos, a média mensal de recepções foi de 663.

No segundo mês de 2017, a maior parte das questões, 87,7%, envolveu solicitação de informações de assuntos como procedimentos licitatórios, direitos e deveres do servidor público, acesso aos sistemas gerenciados pelo TCM-CE (Portal de Licitações, SimWeb), dentre outros. Os demais atendimentos trataram de comunicação de irregularidades, elogios, sugestões e reclamações. Metade dos atendimentos foi realizado por contato telefônico (50,87%), seguido por formulários eletrônicos (23,08%) e via e-mail (22,52%).

De acordo com o Ouvidor do TCM-CE, Virgílio Freire, esse resultado “é reflexo da credibilidade que a Ouvidoria tem conquistado junto aos jurisdicionados, sociedade civil e servidores, por meio de um atendimento responsável, dedicado, zeloso e ágil, consequência da experiência acumuludada e capacidade do trabalho compartilhado entre os membros da equipe e as áreas do Tribunal”.

Dia do Ouvidor

Na próxima quinta-feira (16) comemora-se o Dia Nacional do Ouvidor. A data foi instituída em 2012, após a promulgação da Lei Federal nº 12.632/2012. No TCM-CE, a Ouvidoria realiza suas atividades com o objetivo de proporcionar a comunicação com o órgão. Além de resolver as solicitações dos interessados, a Ouvidoria realiza a sistematização destas em relatórios periódicos, para identificar os principais temas procurados e quais os canais mais utilizados no intuito de aprimorar os serviços prestados.

O atendimento pode ser feito por meio dos telefones 162 (ligação gratuita), (85) 3218.1522, 3218.2516 e 3218.1303; e-mail ouvidoria@tcm.ce.gov.br; aplicativo “TCM Ceará”, para smartphones; além de correspondência e atendimento presencial. Mais informações em www.tcm.ce.gov.br/ouvidoria.