Palestra 'Gestão de Pessoas por Competência' marca formulação do PCCR dos servidores

Como parte do processo de implantação e desenvolvimento da nova política de gestão de pessoas, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realiza no próximo dia 20 a palestra Gestão de Pessoas por Competência, a ser ministrada pela professora e consultora Sonia Goulart.

A Gestão de Pessoas por Competência, evento organizado pela Escola Superior de Contas (Escon), explorará conceitos, parâmetros e diretrizes que vão nortear a formulação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Corte de Contas.

O QUE É

Ferramenta de recursos humanos até pouco tempo restrita ao setor privado, a gestão por competência vem, nos últimos anos, sendo implantada em diversos órgãos da administração pública, incluindo Tribunais de Contas.

A partir de um novo paradigma, focado no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, esse modelo busca alocar o profissional de acordo com sua vocação, além de direcionar as ações de capacitação dos servidores e orientar a gestão de desempenho e a concessão de incentivos funcionais.

No TCE-RO, o Plano Estratégico 2011/15 e a Resolução nº 69/2010 preveem a execução da política de gestão de pessoas a partir do modelo por competência, dentro de uma nova cultura que depende, primordialmente, do alinhamento das expectativas individuais com as da organização, incluindo, nesse processo, a atualização do PCCR.

Para tanto, é de fundamental importância o engajamento e o comprometimento dos servidores da Corte, a partir de seu envolvimento em todas as ações, como, por exemplo, na palestra que será realizada pela professora Sonia Goulart, visando, desse modo, à compreensão da importância desse inovador projeto realizado pelo Tribunal.