Patrícia Saboya é empossada no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Ceará

“A vida me oferece mais um recomeço. E aqui estou esperando corresponder à confiança dos cearenses, a quem devo minha eterna lealdade e gratidão.” Foi com esta declaração que a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Patrícia Saboya, encerrou seu discurso durante solenidade de posse realizada na noite desta segunda-feira (31/3), no Plenário da Corte de Contas.

A posse foi dada pelo presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, que destacou a grande satisfação em ter Patrícia Saboya na Corte. “A Assembleia não poderia ter escolhido nome melhor. É um momento ímpar para esta Casa. Tenho certeza que a Conselheira vai contribuir muito, e daremos uma resposta ainda mais célere à sociedade.”

Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes foi conduzida ao Plenário do Tribunal pelos  conselheiros Edilberto Pontes (vice-presidente) e Rholden Queiroz (corregedor). Coube ao conselheiro decano, Alexandre Figueiredo, saudar a nova Conselheira. “Estamos precisando de luzes da qualidade dela”, destacou o Conselheiro. Segundo Alexandre Figueiredo, Patrícia Saboya chega à Corte trazendo mais qualidade e experiência. “A vinda dela nos engrandece e, o que é mais importante, engrandece à sociedade”, disse o decano.

O Coral Vozes da Corte, formado por servidores do TCE-CE – sob a regência do maestro Carlos Augusto Pereira, homenageou a conselheira Patrícia Saboya cantando a música Mulher Brasileira, de Benito de Paula. O Coral também executou os Hinos  Nacional Brasileiro e do Estado do Ceará.

Ao grande número de autoridades, familiares, amigos, servidores e colaboradores presentes ao evento, Patrícia Saboya falou, emocionada, sobre sua nova missão. “Aprendi que servir ao próximo é o maior gesto de quem acredita que os interesses coletivos sobrepõem-se ao individual e que os recursos públicos são sagrados, quando se deseja construir uma sociedade justa e igualitária. E é assim, Senhor Presidente, que recebo esse extraordinário desafio de me tornar membro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.”

Nascida em Sobral, Patrícia Saboya é filha de José Saboya e Marly Mendes. Sobre seu avô Plínio Pompeu, a quem declarou grande admiração e amor, disse: “Ele não teve o prazer de me ver conquistar a cadeira na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, no Senado Federal e nesta Corte, mas sei que onde estiver, estará zelando por mim, pois foi ele o primeiro e maior inspirador de minha caminhada pela vida pública.”

“Chego a essa casa com muita humildade, para servir a causa pública, acreditando que este Tribunal constitui um dos pilares fundamentais para a consolidação da democracia. Venho para somar, assegurar à sociedade a regular e efetiva gestão dos recursos públicos, atuando de forma transparente, com compromisso, independência e isenção. Com a equipe de excelência de técnicos deste Tribunal, com o compromisso e seriedade que são marcas deste presidente e deste Conselho de Contas, tenho certeza, que cada vez mais, estaremos próximos de cumprir nossos desafios”, declarou.

A nova conselheira fez um agradecimento especial a Deus, a seus pais, irmãos, filhos, genro, neta e ao pai de seus filhos, o secretário da Saúde, Ciro Gomes. Patrícia Saboya também agradeceu o apoio dos parlamentares que confiaram a ela o novo desafio. “Ressalto não por vaidade mas sim por gratidão, que obtive unanimidade de meus colegas, de todos os partidos, o que na verdade só aumenta minha responsabilidade. Tenham certeza que darei o melhor de mim. Descobri que a melhor maneira de enfrentar desafios é colocar a sensibilidade a serviço da inteligência, as dificuldades são sempre superadas quando colocamos a alma no nosso trabalho,” concluiu.

Para o vice-governador, Domingos Filho, a conselheira Patrícia Saboya tem um perfil extraordinário de dignidade, seriedade, da decência e da competência e vai qualificar ainda mais o Tribunal. “É uma função nobre que a Patrícia está exercendo agora. Ser conselheiro do TCE é proteger com a melhor técnica, o melhor julgamento, o uso dos recursos públicos.”

José Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa, disse que o Parlamento sente-se honrado por indicar mais uma pessoa para contribuir com o TCE. “Isso fará com que o Tribunal possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado do Ceará.”

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, relembrou os cargos ocupados por Patrícia Saboya, uma pessoa “de posições firmes”. “Foi ela que enfrentou no Congresso Nacional um debate doloroso sobre a exploração sexual de crianças e jovens. Seu currículo enriquece muito esse Tribunal, que é um órgão muito forte no Estado de Ceará.”

Leave a Reply