Pela segunda vez, TCE-MG ganha prêmio internacional da Olacefs

Contando com o apoio irrestrito da Conselheira Presidente Adriene Andrade, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, através de trabalho conjunto do Auditor Licurgo Mourão e do servidor Diogo Ribeiro Ferreira, recebeu diploma de reconhecimento pelo quarto lugar no XVI “Concurso Anual de Investigación da Olacefs (“La Organización Latinoamericana y del Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores) y el Comité de Investigaciones Técnico Científicas (Citec)” durante a XXIII Assembleia Geral da Olacefs em Santiago, no Chile.

O referido prêmio foi conferido, pela segunda vez na história, a uma Corte de Contas Estadual. O concurso teve como objetivo premiar a melhor pesquisa que abordasse o tema “La Auditoría Interna, Ética Pública y Transparencia: Componentes del Control Gubernamental”. Desse modo, o trabalho técnico-científico intitulado “Sistemas de Informação como Instrumentos de Efetividade das Entidades Fiscalizadoras Superiores: A Integração entre a Transparência, a Ética e o Controle” foi avaliado por um comitê composto pelos países do México, Colômbia, Cuba, El Salvador, República Dominicana e Guatemala. O Auditor Licurgo Mourão esteve presente no evento em viagem oficial.

A Presidente Adriene Andrade parabenizou o Auditor pela conquista e salientou que trabalhos como o desenvolvido por ele só engrandecem o nome do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. “As obras do Auditor Licurgo Mourão são exemplo de excelência no meio jurídico e do controle externo das contas públicas e, aliadas à obstinação pela busca do conhecimento, o credenciam como uma das maiores autoridades do assunto. É um orgulho para esta Corte de Contas tê-lo como membro e nada é mais justo do que o reconhecimento oferecido pela Olacefs, uma instituição de renome internacional”, enalteceu a Conselheira.

Sobre a Olacefs

A Olacefs é um organismo autônomo, independente e apolítico, criado como uma organização permanente que se encarrega de cumprir funções de investigação científica especializada e desenvolver tarefas de estudo, capacitação, especialização, assessoria e assistência técnica, formação e coordenação a serviço de seus membros. Atualmente conta com os seguintes membros ativos, entre Controladorias Gerais e Tribunais de Contas: República de Antillas Neerlandesas; Nación de Argentina; Belice; República de Bolivia; Brasil; República de Chile; República de Colombia; República de Costa Rica; República de Cuba; República del Ecuador; República de El Salvador; República de Guatemala; República de Honduras; Federación de México; República de Nicaragua; República de Panamá; República de Paraguay; República de Perú; Estado Libre Asociado de Puerto Rico; República Dominicana; República del Uruguay; República Bolivariana de Venezuela. Possui ainda os seguintes membros afiliados: República Dominicana; Tribunal de Cuentas del Estado del Acre – Brasil; Tribunal de Cuentas del Estado de Bahía; Tribunal de Cuentas del Estado de Minas Gerais; Tribunal de Cuentas del Estado de Paraíba; Tribunal de Cuentas del Estado de Río Grande do Sul; Tribunal de Cuentas del Estado de Río de Janeiro; Tribunal de Cuentas del Estado de Santa Catarina; Tribunal de Cuentas del Estado de Sergipe; Tribunal de Cuentas del Municipio de Sao Paulo; Contraloría General de Santa Fé de Bogotá D.C., Colombia; Contraloría General de Medellín, Colombia. Por fim, reúne também como membros aderentes o Tribunal de Cuentas de España e o Tribunal de Cuentas de Portugal; e como observador permanente a ATRICON – Asociación de Miembros de los Tribunales de Cuentas del Brasil.

Leave a Reply