Personalidades que contribuem para o controle externo e a liberdade de imprensa são homenageadas com a Medalha Atricon

O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, entregou, nesta terça-feira (16), em encontros realizados em São Paulo, a Medalha Atricon a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do controle externo e atuam na defesa da liberdade de imprensa. Receberam a honraria a presidente-executiva do Todos pela Educação (TPE), Priscila Cruz, o jornalista da Folha de São Paulo Fábio Zanini e o chefe de gabinete do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Sérgio Rossi.  

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação

Desde 2022, a Atricon e o TPE mantêm uma parceria que prevê a realização de atividades de capacitação, intercâmbio e cooperação técnico científica na área da educação. De acordo com Priscila Cruz, o objetivo da cooperação é induzir políticas públicas educacionais e estabelecer processos que possibilitem a mensuração dos resultados dos investimentos realizados pelo poder público. 

Na oportunidade, o vice-presidente Cezar Miola destacou que o TPE é um importante parceiro da Atricon, e que a entidade tem atuado de forma colaborativa com os Tribunais de Contas, por meio do lançamento de notas técnicas e recomendatórias, além de estudos e orientações. Outra iniciativa é a inclusão da fiscalização da oferta da educação antirracista e ambiental nos currículos escolares como critério no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). O projeto é a principal ferramenta de avaliação da atuação dos órgãos de controle. A entrega da medalha foi realizada na sede do Todos Pela Educação, na capital paulista.

Fábio Zanini, jornalista da Folha de São Paulo

“O exercício do jornalismo profissional é fundamental para a democracia e ao fortalecimento das instituições públicas. Durante o Estado Novo, por exemplo, tivemos o fechamento de Tribunais de Contas e intervenções severas na atuação de veículos de comunicação, atores essenciais para o sistema de freios e contrapesos na Administração Pública. A vigilância constante exercida pela mídia ajuda a evitar eventuais abusos de poder e práticas de má gestão e, ao mesmo, dá visibilidade para as iniciativas positivas desenvolvidas pelas instituições públicas”, disse o vice-presidente ao entregar a homenagem ao jornalista Fábio Zanini.

O profissional ressaltou algumas das ações desenvolvidas pela Atricon, como o Programa Nacional de Transparência Pública e a Operação Educação, que tem potencial de oferecer transformações importantes na oferta de serviços públicos à população. “São questões que influenciam diretamente a vida do cidadão”, avaliou Fábio Zanini.

Sérgio Rossi, servidor do TCE-SP

“Ao homenagear Sérgio Rossi, reverencio também o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e os servidores públicos que se dedicam à nobre missão de exercer o controle externo com profundo profissionalismo e competência. Sei do respeito conquistado por Rossi em sua trajetória de quase 54 anos no TCE-SP. É uma marca notável”, enfatizou o vice-presidente da Atricon durante a cerimônia de entrega da honraria, realizada na sede do TCE-SP, com a presença de servidores e do presidente do órgão, Renato Martins Costa.  

Rossi ingressou no Tribunal, por concurso público, em agosto de 1970. Graduado em Direito e formado no curso técnico em Contabilidade, ocupou diversos cargos e funções — entre elas, auditor, assessor-técnico de Gabinete, diretor-técnico de Divisão, assessor técnico-chefe da Assessoria-Técnico Jurídica, chefe de Gabinete de conselheiros e da Presidência e substituto de conselheiro.

“Todos aqui guardam comigo o princípio de que ninguém obtém sucesso nas suas ações de forma solitária. E um conselho que dou é: para alcançar o êxito, compartilhe com os outros o que você sabe e colha deles novos ensinamentos. Essa partilha é fundamental. Permanecer durante mais de meio século em uma instituição só se dá por um motivo: gostar do que se faz e respeitar aqueles que dividem o ambiente diário de trabalho. E por isso recebo a medalha e compartilho com todos vocês”, disse Sérgio Rossi ao manifestar gratidão pela homenagem recebida. 

No dia 5 de abril, também foram homenageados com a Medalha Atricon os jornalistas do Grupo RBS, Daniel Scola e Rosane de Oliveira, durante almoço realizado na Federasul, em Porto Alegre. A honraria é concedida em reconhecimento às contribuições oferecidas ao Controle Externo e ao Sistema Tribunais de Contas do Brasil. 

Durante o encontro, o vice-presidente da Atricon destacou a relevância do trabalho dos comunicadores. “A imprensa é responsável, através da produção de reportagens e análises críticas, por manter os cidadãos informados e capacitados a tomar decisões conscientes. Os jornalistas atuam como guardiões da transparência e da prestação de contas, desempenhando um papel crucial na exposição de abusos de poder, corrupção e violações dos direitos humanos, por exemplo”, disse.  

Nas ocasiões, foram entregues também o Relatório de Gestão da Atricon, que reúne as principais atividades desenvolvidas no biênio 2022-2023. As agendas foram acompanhadas pela assessora da vice-presidência de Relações Político-Institucionais da entidade, Priscila Oliveira. 

Consulte aqui as portarias que concederam as homenagens: Priscila Cruz, Fábio Zanini e Rosane de Oliveira, Sérgio Rossi e Daniel Scola