Rádio Justiça: Atricon conhece experiência do TCU com inteligência artificial

Representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil se reuniram com o Tribunal de Contas da União para discutir o uso de inteligência artificial nas organizações. 

No encontro, a Corte federal compartilhou sua experiência com a ferramenta ChatTCU, em operação desde fevereiro de 2023. Ela funciona como um assistente virtual, desenvolvido e  utilizado por mil e quatrocentos usuários internos, para auxiliar em diversas tarefas, como análise de documentos, pesquisa jurídica, tradução e consultas administrativas.

A Atricon também está desenvolvendo um projeto de implementação de Inteligência Artificial, como destacou a auditora do TCE-MT e assessora da Atricon Risodalva Castro no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.

O Tribunal de Contas da União foi reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, como uma instituição de ponta no uso de Inteligência Artificial, especialmente com o desenvolvimento do ChatTCU. 

Um dos objetivos da reunião com a Atricon é o de expandir o uso de IA para os Tribunais de Contas do Brasil, visando aprimorar o sistema de controle como um todo. No encontro ainda houve palestras sobre o futuro da inteligência artificial e tendências para os próximos anos.

Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça