Plano de Gestão da Atricon é aprovado pela Diretoria da entidade

O Plano de Gestão da Atricon (PGA), planejamento que guiará as ações da entidade no biênio 2022/2023, foi aprovado em reunião de Diretoria nesta quarta-feira (8). O encontro, que reuniu 25 vice-presidentes e diretores da Associação, foi realizado na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). O PGA possui dez objetivos estratégicos, com indicadores e metas, e 22 projetos, detalhados em entregas, responsáveis e prazos, além de definir grupos de trabalho para cada um dos projetos.

De acordo com o presidente da entidade, Cezar Miola, o Plano de Gestão é um método de gerenciamento que permite a participação de toda a Diretoria e respectivas equipes de apoio. “Essa iniciativa oportuniza a construção das principais ações da entidade de forma coletiva e consensuada, com a devida correção de rumos sempre que necessário”, disse.

Os principais resultados do plano de ação dos primeiros cem dias foram apresentados pelo vice-presidente Executivo da entidade, Edilson de Sousa Silva. “Findamos esse período com a totalidade das metas atendidas, o que demonstra o comprometimento da gestão com o planejamento definido”. Sousa citou alguns dos projetos que foram lançados, como o Programa Nacional de Transparência Pública, a assinatura de um convênio com o Tribunal de Contas de São Paulo para nortear a realização de auditorias ordenadas na área da educação e a realização do ciclo 2022 do Marco de Medição de Desempenho dos TCs.  

A pauta do encontro trouxe ainda temas para a análise dos conselheiros como a Proposta de Emenda à Constituição n° 2, de 2017, que trata da essencialidade dos órgãos de controle, e os projetos de lei nº 79/2022, que estabelece normas gerais de fiscalização financeira da administração pública, e nº 25/2022, que define normas gerais de finanças voltadas à elaboração de planos e orçamentos, gestão e controle orçamentário, financeiro e patrimonial e criação e funcionamento de fundos da administração pública.

A abertura da reunião teve a participação do presidente do TCE-SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que destacou a relevância das iniciativas desenvolvidas pela Atricon para o fortalecimento do Sistema de Controle Externo.

Acesse aqui as fotos da reunião.