A plenária do Comunica 2 trouxe uma das discussões mais atuais do mercado de comunicação: o uso da inteligência artificial na produção de conteúdos audiovisuais. O tema foi conduzido pelo jornalista e cineasta Saulo Frauches, diretor e criador de conteúdo na API Comunicação, que compartilhou também sua experiência de mais de 15 anos à frente da estratégia digital da Globo.
Frauches destacou que a IA deve ser vista como ferramenta de apoio e potencialização de processos criativos, e não como substituta do olhar humano. “A jornada é desenvolver um olhar: a história que eu preciso contar, o momento que emociona. Essas habilidades são o centro para desenvolver conteúdo”, afirmou.
Segundo o palestrante, a utilização crítica da tecnologia é essencial tanto na criação quanto na análise de materiais produzidos. Para ilustrar, Saulo apresentou exemplos práticos de aplicação da IA em vídeos institucionais e promocionais desenvolvidos para organizações como a Globo, o Flamengo e o Sesc.
Conduzida pela diretora de Estratégia Digital da FSB, Daniela Pereira, a plenária também contou com relatos dos assessores Andreia Mesquita (TCE-MG) e Rodrigo Lewis (TCE-RO), que expuseram suas experiências com o uso de ferramentas tecnológicas na produção de conteúdos para órgãos públicos. Ambos ressaltaram os ganhos de eficiência e criatividade que a IA e outras soluções digitais oferecem, mas reforçaram a importância de uma atuação crítica e estratégica dos profissionais de comunicação.
Com uma carreira marcada por projetos inovadores, entre eles o lançamento digital de novelas e produtos da grade da Globo, a criação do canal da emissora no YouTube e a formatação da presença digital da marca corporativa, Frauches também chamou a atenção para a necessidade de um uso ético da tecnologia. “Estamos em um país que tem uma grande diversidade. É fundamental contemplarmos essa pluralidade, mas os bancos dessas ferramentas, em sua maioria, estão sediados nos Estados Unidos. Quando pedimos alguma imagem, surgem padrões americanos. Na China, por exemplo, é difícil gerar imagens com pessoas negras. Por isso é importante ter essa sensibilidade e olhar”, alertou.
As plenárias do Comunica 2 fazem parte de um projeto que busca fortalecer a comunicação dos Tribunais de Contas brasileiros, estimulando a troca de experiências e a capacitação dos profissionais que atuam na área. O projeto é promovido pela Atricon, com execução da FSB Comunicação, patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB). A iniciativa tem a coordenação dos vice-presidentes da Atricon, Cezar Miola (Relações Político-Institucionais) e Joaquim Castro (Executivo), com a gerência executiva das assessoras Priscila Oliveira e Priscila Borges e apoio da Assessoria de Comunicação da entidade.