Plenária do Comunica 2 destaca uso estratégico da IA na comunicação pública

Na segunda plenária da edição 2025 do Projeto Comunica Atricon, realizada nesta terça-feira (19), o head de Educação, Cultura e Governança em IA da FSB Comunicação e professor (PUC-PR), Vicente Brasil, mostrou como a inteligência artificial pode apoiar a comunicação de forma estratégica, ajudando a compreender melhor os públicos e a acelerar processos de tomada de decisão.

Vicente Brasil atua há 20 anos nas áreas de marketing e educação, é publicitário e administrador, especialista em Planejamento Estratégico, Marketing Digital e Educação, professor de Marketing e Influência Digital e coordenador da pós-graduação em Educação Corporativa e Cultura de Aprendizagem, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Durante sua apresentação, Brasil destacou a relevância da escolha consciente das ferramentas digitais no trabalho dos comunicadores. “A escolha da tecnologia a ser usada é tão importante quanto o conteúdo da mensagem”, afirmou. Segundo ele, o meio de comunicação ou a tecnologia utilizada para transmitir informações influencia diretamente a forma como uma mensagem é recebida, interpretada e até como impacta a sociedade.

Ele exemplificou com a chegada das redes sociais, que alterou profundamente a dinâmica das relações pessoais e profissionais. “Quando surgiram as redes sociais, a gente tinha outro tipo de vida, a gente vivia de outra forma, tinha outros tipos de relacionamentos. As redes sociais, pelo próprio modelo de velocidade, consumo e estímulo, mudaram o contexto social, a forma como nos enxergamos, convivemos e conversamos”, explicou.

O professor reforçou ainda que, mais do que a adoção de novos recursos tecnológicos, o diferencial está na formação crítica dos profissionais da comunicação. “O repertório cultural e intelectual do profissional são determinantes para a geração dos conteúdos, por isso a importância do pensamento crítico e da análise de contexto e de cenários que o fazer humano impõe”, completou.

A mediação foi conduzida pela diretora de Estratégia Digital da FSB, Daniela Pereira, que reforçou a missão dos Tribunais de Contas em tempos de rápidas transformações. “Os Tribunais de Contas têm a missão de traduzir forças e riscos das transformações atuais, oferecendo à sociedade análises claras em um cenário onde poucos têm ferramentas para compreender tamanha complexidade”, destacou.

Sobre o Comunica 2

O Comunica 2 tem como objetivo fortalecer a comunicação pública como instrumento de governança, transparência e controle social. O projeto é promovido pela Atricon, com execução da FSB Comunicação, patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB).

A iniciativa tem a coordenação dos vice-presidentes da Atricon, Cezar Miola (Relações Político-Institucionais) e Joaquim Castro (Executivo), com a gerência executiva das assessoras Priscila Oliveira e Priscila Borges e apoio da Assessoria de Comunicação da entidade.

Entre as principais novidades desta segunda edição estão a integração das ouvidorias dos Tribunais de Contas e a criação do Prêmio Comunica, que reconhecerá boas práticas em redes sociais, comunicação interna, ouvidoria e eventos.

A estrutura do projeto contempla quatro frentes:

  • Mentorias especializadas em inteligência artificial, gestão de projetos, comunicação interna e redes sociais;
  • Plenárias abertas e interativas, realizadas a cada quinze dias;
  • Produção de conteúdos estratégicos, com documentos colaborativos e materiais práticos;
  • Prêmio Comunica, que terá sua entrega no Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.