Política de Educação Corporativa do TCE-MT estabelece nove diretrizes

Diretora da Escola Superior de Contas, Marina Bressane Spinelli

Garantir o desenvolvimento de competências, disseminar a cultura da excelência na gestão pública e fortalecer a cidadania. É com esta missão que o Tribunal de Contas de Mato Grosso instituiu a Política de Educação Corporativa. Por meio de Resolução Normativa, aprovada pelo Tribunal Pleno, a Escola Superior de Contas passa a ser orientada por nove diretrizes e de acordo com as normas da Associação de Normas Técnicas (ABNT). A decisão cumpre com mais uma iniciativa do Plano Estratégico do TCE-MT, ligada à meta 11.2 que é de garantir a capacitação de 100% dos servidores.

A diretora da Escola Superior de Contas, Marina Bressane Spinelli, conta que “a Política vem consolidar um trabalho que já sendo desenvolvido e é fundamental para garantir a continuidade e a melhoria deste trabalho”. Em abril de 2010, com a publicação da Portaria nº 081, foi constituída a Comissão responsável pela elaboração da Política de Educação Corporativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso, sob a coordenação da direção da Escola Superior de Contas.

A  Política vai nortear as ações de formação e capacitação voltadas aos servidores do TCE-MT, aos fiscalizados e à sociedade em sintonia com o que é estabelecido pela ABNT como padrão de excelência. As ações educativas desenvolvidas pela Escola Superior de Contas são definidas junto a outras unidades, de acordo com o público-alvo e obedecendo aos objetivos estratégicos do Tribunal de Contas. As unidades parceiras são: Presidência, Assessoria de Apoio às Unidades Gestoras e as Secretarias Executiva de Gestão de Pessoas, Geral de Controle Externo e a de Articulação Institucional.

As nove diretrizes que baseiam a Política de Educação Corporativa do Tribunal de Contas do de Mato Grosso:

1 – Fortalecimento da disseminação da cultura da excelência na instituição;

2 – Estabelecimento de parcerias com universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa para realização de cursos de pós-graduação;

3 – Adotação de estratégias metodológicas para cursos e eventos, em sintonia com a proposta político filosófica;

4 – Integração das atividades de formação e capacitação de modo a favorecer a troca de experiências;

5 – Oferecimento de cursos de formação e capacitação nas modalidades presencial e à distância;

6 – Equidade de oportunidades e incentivo ao servidor para participar de eventos de formação e capacitação, visando seu desenvolvimento contínuo pessoal e profissional;

7 – Coordenação técnico pedagógica, execução e acompanhamento de cursos definidos no Plano de Capacitação;

8 – Fortalecimento da missão institucional da Escola Superior de contas, com melhoria contínua dos métodos e processos de trabalho;

9 – Realização de avaliação de reação, de aprendizagem e de resultados, aplicados de forma integrada, para possibilitar o conhecimento do retorno do investimento, da melhoria da prática e mensuração dos resultados estratégicos.

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