Pós-Graduação em Auditoria do Setor Público inaugura nova etapa da ESCon como instituição de ensino superior

Depois de obter o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE-RO) para a oferta de educação superior, a Escola Superior de Contas (ESCon) do Tribunal de Contas (TCE-RO) consolida mais uma etapa como instituição de ensino superior ao lançar nesta terça-feira (25/5) o edital de processo seletivo do seu primeiro curso de pós-graduação.

Trata-se da Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria do Setor Público, cujo edital com todas as regras e critérios relativos ao processo seletivo está publicado na edição n. 2357 do Diário Oficial eletrônico (DOe) do TCE-RO, que circula nesta terça-feira. Nessa primeira turma, será atendida demanda específica relativa aos profissionais da carreira de auditoria e fiscalização do Tribunal de Contas.  

Uma das poucas Escolas de Contas do Brasil a oferecer e certificar cursos de pós-graduação na área de competência do Tribunal de Contas, a ESCon, ao deflagrar o edital de seleção da Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria do Setor Público, atende também seu papel institucional, ou seja, propiciar o desenvolvimento e o aprimoramento funcional dos profissionais da área de controle externo.  

Para o presidente da ESCon, conselheiro Wilber Coimbra, a oferta do primeiro curso de pós-graduação lato sensu representa uma nova e alvissareira etapa para a Escola Superior de Contas. “A Pós-Graduação em Auditoria do Setor Público cristaliza o desejo comum de oportunizar a formação continuada e o aprimoramento do conhecimento instrumental e teórico no setor público, mediante a promoção de educação formal em pós-graduação lato sensu”, diz.  

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO  

Outro ponto importante: a realização pela ESCon de cursos de pós-graduação se coaduna com o interesse institucional, uma vez que é desejo do Tribunal de Contas, expresso em sua gestão estratégica, a promoção da política de valorização dos servidores e a melhoria do desempenho.  

Portanto, o Curso de Pós-Graduação em Auditoria do Setor Público (primeiro a ser ofertado) encontra-se alinhado estrategicamente ao planejamento da Corte e, por conseguinte, com o interesse social. 

O item 1.7 do edital, inclusive, traz como exigência aos futuros alunos servidores do TCE-RO que, visando à elaboração dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), adotem como linhas de pesquisa os eixos estabelecidos no novo Plano Estratégico da Corte.  

Nesse sentido, está: avaliar as políticas públicas estratégicas para promover o bem-estar e preparar a sociedade para o futuro com foco na Educação (eixo 1) e na sustentabilidade sócio-econômica regional (ambiente de negócios da região, eixo 2); e avaliar a Governança e a Gestão Pública com o viés de fortalecer os mecanismos de integridade e combate à corrupção (eixo 3).  

COMO SERÁ  

A Pós-Graduação em Auditoria do Setor Público será dividida em três períodos letivos com 15 disciplinas (ou módulos), iniciando-se de forma remota em função das restrições impostas pela crise sanitária. A carga horária total é de 360 horas-aula, afora um período de quatro meses, a contar do término das aulas, para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  

O corpo docente é formado exclusivamente por instrutores externos, majoritariamente mestres ou doutores com larga experiência no controle e execução da administração pública, experiência pedagógica e conhecimento profissional relativamente à área do curso ofertado pela ESCon.   

A aula magna inaugural será ministrada no próximo dia 1º de julho, pelo presidente da ESCon, conselheiro Wilber Coimbra, pós-doutor em Direito, doutor em Ciência Jurídica, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e especialista em Direito Administrativo, além de graduado em Direito.  

Todo o acompanhamento da Pós-Graduação poderá ser feito pela página específica do curso no Portal da ESCon, neste endereço: https://escon.tcero.tc.br/pos-graduacao/