Prefeitos eleitos participam de seminário sobre transição municipal no TCE-MA

Prefeitos eleitos e assessores que integram as equipes de transição de governo participaram na manhã de hoje, 28/11, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), nos turnos da manhã e da tarde, de seminário promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em conjunto com os demais órgãos integrantes da Rede Pública Institucional de Controle no estado.

O seminário debateu os principais temas que envolvem a transição municipal tendo como foco a adoção de medidas que têm por finalidade permitir aos futuros gestores públicos a realização de um diagnóstico que possibilite a implementação de medidas gerenciais eficazes.

 De acordo com Roberto Viégas, chefe da CGU no Maranhão e um dos palestrantes do evento, a transição é um dos momentos mais importantes no que se refere à gestão pública municipal e deve ser conduzida com transparência, ética e responsabilidade.

 “O evento buscou aperfeiçoar a gestão pública municipal dando subsídios para que os novos gestores tenham informações acerca de como conduzir o processo de transição. A CGU e a Rede de Controle estão fazendo o seu papel” afirma o chefe da CGU no Maranhão, Roberto Viégas.

 De acordo com Viégas, o seminário pretendeu esclarecer as principais inquietações dos novos gestores municipais, tais como: o que fazer quando o prefeito anterior não prestar contas dos convênios federais e estaduais; como aumentar a arrecadação municipal em um ambiente de crise; estratégias de gerenciamento de recursos humanos, entre outras.

A partir de um levantamento das principais questões, a CGU e os demais parceiros montaram a grade de programação do evento, que contemplou os principais aspectos da administração pública. O seminário foi realizado na forma de palestras e oficinas.

Na abertura do evento o presidente do TCE-MA, conselheiro Edmar Serra Cutrim, destacou a importância da realização do seminário, ressaltando a necessidade de construção de uma nova cultura que permita aos gestores eleitos o acesso às informações da administração municipal para que os mesmos possam desenvolver estratégias de gestão mais eficazes. “Com a realização deste seminário os órgãos do sistema de controle externo dão um exemplo de integração e de comprometimento com o aprimoramento da qualidade da gestão pública no Maranhão”, afirmou.

O conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado foi o representante do TCE na programação do seminário e proferiu a palestra “A LRF e a responsabilidade pelas prestações de contas na transição municipal”.

Leave a Reply