Estão abertas as inscrições para o Prêmio Ministro Guilherme Palmeira de Monografia, promovido pelo Tribunal de Contas da União. O concurso vai premiar os seis melhores trabalhos relacionados à resolução consensual de controvérsias e prevenção de conflitos no âmbito da Administração Pública. O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, destacou, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça, que a premiação visa incentivar a produção acadêmica e a busca de novas soluções.
A premiação será dividida em duas categorias. A primeira é “Tribunais de Contas”, destinada a servidores das cortes de contas de todo o país. A segunda é a categoria “Sociedade Civil” e vai receber trabalhos de acadêmicos, servidores públicos e cidadãos. O TCU vai premiar as três melhores monografias de cada categoria com dez, cinco e três mil reais. O prazo para inscrição vai até 17 de agosto. Os detalhes do edital e os links para as inscrições estão disponíveis na página do Prêmio.
O concurso é uma homenagem ao Ministro Guilherme Palmeira, que teve uma notória carreira política e trabalhou no Tribunal de Contas da União entre 1999 e 2008, tendo presidido a Corte entre setembro e dezembro de 2006. O jurista teve publicações reconhecidas em áreas como literatura, economia e política.