O presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, vai submeter à deliberação da diretoria proposta da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), de formalizar uma Semana Nacional dos Tribunais de Contas para a realização anual das Olimpíadas dos Tribunais de Contas, evento que reúne servidores, conselheiros, auditores substitutos de conselheiros e procuradores de contas. O conselheiro disse que pessoalmente apoia a ideia da Fenastc.
A proposta foi encaminhada pelo presidente Amauri Perusso, após deliberação da diretoria da entidade de servidores. A Fenastc propõe a instituição da Semana Nacional sempre entre os meses de setembro e novembro, período no qual seriam realizadas as olimpíadas brasileiras, nos anos pares, e as Olimpíadas do Mercosul, nos anos ímpares.
Perusso destacou no documento encaminhado à Atricon o sucesso da III Olimpíadas dos Tribunais de Contas, realizadas no período de 3 a 7 de setembro deste ano, em Caldas Novas (GO). O evento reuniu 900 atletas, entre os 1200 servidores, conselheiros e procuradores que participaram dos jogos. “Concordo com o dirigente da Fenastc, de que esse tipo de evento é importante para a integração dos nossos 34 Tribunais de Contas”, ponderou Antonio Joaquim.
O presidente Amauri Perusso propôs a criação de um Comitê Nacional com a presença de representantes da Atricon, Ampcon, Audicon, TCU e Fenastc, além de três representantes da unidade federativa encarregada de sediar os próximos jogos, assim como a criação de um caderno de encargos a serem cumpridos para a realização das Olimpíadas dos Tribunais de Contas.