Presidente do Instituto Rui Barbosa visita o TCE de Sergipe

O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Severiano Costandrade (TCE/TO), esteve no Tribunal de Contas de Sergipe na manhã desta quinta, 02, para tratar da continuidade nas ações desenvolvidas pela associação civil de estudos e pesquisas responsável por aprimorar as atividades exercidas nas Cortes de Contas do país.

Presente na sessão plenária do TCE/SE, Costandrade foi cumprimentado pelos membros do colegiado, que enalteceram o papel desempenhado pelo IRB. “O Instituto Rui Barbosa tem desenvolvido um trabalho destacado com capacitações, seminários, encontros e debates, de modo que a presença do conselheiro Severiano nesta Casa muito nos honra”, colocou o conselheiro-presidente Carlos Alberto Sobral de Souza.

Já o vice-presidente do TCE, conselheiro Carlos Pinna, destacou o esforço do presidente do IRB no sentido de concluir a aplicação do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros (Promoex). “O conselheiro Severiano Costandrade foi uma dessas gratíssimas revelações nos órgão representativos dos Tribunais de Contas do Brasil”, pontuou.

Pinna presidia a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) no ano de 2005, quando o Promoex foi concebido e o Instituto passou a ser seu principal executor.
De acordo com Costandrade, é fundamental que esse trabalho de modernização dos Tribunais tenha continuidade. “Queremos estabelecer um convênio para manutenção e financiamento das ações do IRB, uma vez que o Promoex está em seu final e os recursos que foram destinados para o Rui Barbosa estão se exaurindo e há necessidade de nós continuarmos com essa interação que foi criada através do Promoex”, concluiu.

Está também entre as atribuições do IRB, cujo diretor-tesoureiro é o conselheiro-substituto do TCE/SE, Rafael Fonsêca, a função de investigar a organização e os métodos e procedimentos de controle externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil.

Leave a Reply