TCE-GO: Tribunais de Contas vão padronizar normas de auditoria governamental

As normas de auditoria governamental (NAGs) aplicáveis ao controle externo brasileiro serão o tema de palestra a ser realizada na próxima segunda-feira (06/mai) às 15 horas no Plenário Henrique Santillo. O encontro terá como facilitador o conselheiro vice-presidente do TCE-BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que é coordenador do Grupo de Normas e Auditoria Governamental do Promoex.

As NAGs foram nacionalmente aprovadas em novembro de 2010, sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa. Antes de sua adoção no TCE-GO serão realizadas, além da palestra no dia 6, três oficinas de trabalho para promover o estudo e identificação dos pontos convergentes dos trabalhos produzidos no tribunal goiano com as NAGs. A partir das oficinas será composto um grupo para elaborar propostas de resolução e providências para a efetiva adoção dessas normas.

A adoção das normas de auditoria governamental visa estabelecer um padrão nacional de atuação das diversas equipes de trabalho de cada tribunal de contas, baseado na prática e diretrizes de auditoria de diversas instituições internacionais e nacionais. As NAGs definem os princípios básicos que devem reger as atividades de auditoria governamental, fornecendo subsídios que permitem determinar os procedimentos a serem utilizados no planejamento, na execução das auditorias e na elaboração dos relatórios e monitoramentos.

O palestrante, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, é mestre em contabilidade. Auditor concursado do TCE-BA, foi nomeado conselheiro em 2012. Atua também como professor universitário, tendo publicado diversos livros na área de contabilidade.

Leave a Reply