A melhoria dos processos de trabalho e de gestão nos Tribunais de Contas do País depende cada vez mais de uma rotina voltada à autoavaliação para que as experiências de sucesso sejam aprimoradas e compartilhadas, e os erros sejam percebidos a tempo e se convertam em avanços na aprendizagem em todo o sistema. Com esse objetivo, a comissão do Marco de Medição do Desempenho e Projeto Qualidade e Agilidade nos Tribunais de Contas (MMD/QATC) veio a Salvador/BA a fim de cumprir mais uma importante etapa, que é a Garantia da Qualidade. O presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, recebeu, em seu gabinete, os integrantes da comissão, composta pelo conselheiro Carlos Ranna (TCE/ES); pelo conselheiro substituto do TCE/MG, Telmo de Moura, e pelos auditores de Controle Externo Lívio Fornazieri (TCM/SP); Cleyton Barbosa (TCE/RN) e Breno Spindola (TCE/PE).
O conselheiro-presidente reconheceu a importância do trabalho de todos os envolvidos no MMD/QATC, salientando que o propósito do TCE/BA, assim como o de todo o sistema Tribunais de Contas, é trabalhar com qualidade para bem cumprir o papel fiscalizador e orientador, visando à melhoria das políticas públicas para os cidadãos. “Eu sempre tenho dito que o nosso dever, além de julgar contas, é nos aproximar dos gestores no sentido de orientá-los, mas também punir, quando for necessário. A presença de vocês hoje, aqui, afere mais critérios e qualidade ao nosso Tribunal. Portanto façam o seu trabalho da melhor forma possível e contem sempre conosco no que precisarem”, disse Marcus Presidio.
Na oportunidade, o conselheiro Inaldo Araújo, também presente à reunião, classificou como muito proveitosa a atuação dos integrantes do Marco na avaliação do TCE/BA, pois, segundo ele, é por meio da análise das instituições que podemos observar o que estamos fazendo, como estamos fazendo e como podemos fazer melhor. “Ao longo de muitos anos nós temos acompanhado este Marco e percebemos o quanto a nossa gestão tem se tornado mais positiva e proativa. Nada melhor do que a oportunidade de termos uma avaliação e, a partir dessa avaliação, saber como estamos nos desenvolvendo. Aproveito para dizer que, apesar de muitos avanços, observo que a auditoria financeira ainda é um gargalo que enfrentamos. Espero que avancemos neste ponto. Desejo a todos vocês um ótimo trabalho.
A visita técnica contou ainda com a presença do Superintendente de Controle Externo do TCE/BA, José Raimundo Bastos Aguiar.
VISITA À BIBLIOTECA DO TCE/BA
Os integrantes da comissão do Marco de Medição do Desempenho e Projeto Qualidade e Agilidade nos Tribunais de Contas (MMD/QATC) conheceram também a Biblioteca Adhemar Martins Bento Gomes. Reinaugurado em agosto de 2021, o espaço de conhecimento encontra-se disponível para os servidores do estado e também para qualquer cidadão que deseje estudar, pesquisar ou consultar o acervo de mais de 13 mil volumes, entre livros físicos, digitais e digitalizados.
Durante a visita, o conselheiro Inaldo Araújo ofereceu aos representantes da comissão a versão impressa, em português, dos Manuais de Auditoria Financeira, Operacional e de Conformidade. Os visitantes elogiaram o minucioso trabalho de auditoria contido nos três livros, bem como a qualidade do material impresso. O diretor da Escola de Contas do TCE/BA reforçou o trabalho de equipe que envolveu a atualização dos compêndios, os quais considera um verdadeiro tratado auditorial, que pode e muito servir de pesquisa e consulta a qualquer profissional que trabalhe com Auditoria. “Tenho o orgulho de ter participado deste amplo trabalho de atualização desses livros, que envolve várias instituições e também o nosso TCE, que colaborou com a diagramação. Levem com vocês esse grande trabalho do TCE/BA”, disse o conselheiro Inaldo Araújo.
A visita à Biblioteca do TCE/BA contou com as presenças da diretora adjunta da Escola de Contas, Denilze Sacramento, e da gerente da Biblioteca, Ane Gleide da Conceição de Araújo.
Fonte: TCE-BA