Presidente do TCE-CE pede empenho para implementação do MMD-TC

MMD_TCE-CEApresentar o trabalho que vem sendo realizado no TCE Ceará pela Comissão de Autoavaliação do Marco de Medição de Desempenho – MMD-TC, instrumento do Projeto Qualidade e Agilidade (QATC), coordenado pela Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon). Esse foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta quinta-feira (14/5), com a presença do presidente Valdomiro Távora, da conselheira Soraia Victor, dos gestores e diretores da Corte cearense.

O MMD/QATC visa ajudar a melhor gestão por desempenho; identificar os pontos fortes e necessidades de melhorias e assegurar conhecimento sobre as razões para um bom ou mau desempenho; medir o progresso dos TCs ao longo do tempo e demonstrá-lo à sociedade; aferir o cumprimento das Resoluções da Atricon e das normas internacionais de auditorias (ISSAIs); demonstrar a relevância dos Tribunais de Contas e avaliar o desempenho de maturidade institucional. Trinta e uma das 34 Cortes de Contas já aderiram ao MMD/QATC.

“Parabenizo o presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, por esse novo Marco de Medição, e peço o empenho de todas as áreas do TCE Ceará para que possamos atingir o melhor desempenho e enviar o mais breve possível o relatório para a Atricon”, disse Valdomiro Távora.

Cada gestor recebeu um documento destinado à sua área, que servirá de base para aplicação da autoavaliação realizada pela Comissão do MMD-TC. “Essa é uma reunião de sensibilização. Nosso intuito é apresentar aos gestores a nova ferramenta que Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas está usando para avaliar os Tribunais de Contas”, disse o chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão, José Auriço Oliveira.

Durante os meses de maio e junho, a Comissão de Autoavaliação do Marco de Desempenho do TCE Ceará irá auditar todos os setores do Tribunal a fim de que sejam respondidas as 508 perguntas já estabelecidas, com as devidas evidências. A Comissão de Autoavaliação do MMD TCE Ceará é integrada pelos analistas de controle externo José Auriço Oliveira, Alexsandre Silva, Felipe Koury e José Wesmey Silva, controlador do Tribunal.

De agosto a setembro, uma Comissão, constituída de membros e técnicos de TCs, designada pela Atricon, irá visitar as Cortes para promover a garantia de qualidade de todo o processo de avaliação.  Após a consolidação dos resultados, a Atricon divulgará versão atualizada do Diagnóstico de Qualidade e Agilidade das Cortes de Contas, durante o XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, previsto para dezembro deste ano.