Programa do TCE de Sergipe contempla mais 50 estudantes de Direito

“Para esta Casa é uma satisfação poder estreitar esse relacionamento com a sociedade; dessa forma todos terão a oportunidade de ver e discutir como funciona o Tribunal de Contas”. Assim o conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, presidente do TCE-SE, saudou os cerca de 50 estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) que assistiram à sessão plenária na manhã desta quinta, 16.

Em mais uma edição do ‘TCE Cidadão’, os alunos da disciplina Direito Administrativo tiveram a oportunidade ainda de acompanhar palestras sobre temas inerentes ao trabalho desempenhado pelo órgão. “É muito bom estar aqui porque acrescenta conhecimento; a gente não costuma vivenciar na prática esses julgamentos”, observou o estudante Thiago Pinheiro, 21.
Os alunos foram convidados pela professora da turma e coordenadora da Escola de Contas (Ecojan), Patrícia Verônica. “Aqui eles podem, através de uma atividade extracurricular, adquirir conhecimentos relativos ao Direito Público, Direito Constitucional e Administrativo. O TCE Cidadão tem esse sentido de levar conhecimentos para os acadêmicos como também de aproximá-los para que conheçam como se processam as atividades aqui no Tribunal de Contas”, colocou.
Ainda no Pleno os alunos receberam os cumprimentos de todo o colegiado. Para o vice-presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Pinna, o TCE Cidadão “é uma forma de explicitar e estimular a cidadania”. Na ocasião o conselheiro ainda incentivou os jovens estudantes a se especializarem no Direito Público.
Da mesma forma avaliou o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Sérgio Monte Alegre, ilustrando tal necessidade ao referir-se à pouca utilização da cadeira reservada no Pleno do TCE/SE para o advogado representante do respectivo gestor cujo processo esteja em julgamento.
Após acompanharem parte da sessão do Pleno, os alunos foram até o Auditório Conselheiro Manoel Cabral Machado, onde assistiram a palestras sobre ‘O Tribunal de Contas e o Controle Social’, e ‘A Fiscalização do TCE nos Atos de Pessoal’, ministradas pelo Coordenador de Controle Interno, Eleonaldo Soares e pela coordenadora da 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção, Sueli Santos Góis, respectivamente.

Leave a Reply