Programa Gestão Pública do TCE-MS aborda Sistema de Logística Reversa

Depois de um período fora do ar, em função do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, o programa Gestão Pública, uma produção do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, está de volta. Em formato de entrevista, o programa foi idealizado para informar e esclarecer dúvidas sobre os assuntos relacionados ao bom uso do dinheiro público.

Na edição que está no ar a partir de hoje no canal do youtube do TCE-MS, o assunto é o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e o Ministério Público do Estado.

A jornalista Alexsandra Oliveira conversa com o engenheiro ambiental Fernando Bernardes, coordenador da Consultoria de Projetos Estratégicos, Sustentabilidade e Meio Ambiente do TCE-MS, sobre esse instrumento de desenvolvimento econômico e social, onde a responsabilidade de uma empresa por um produto comercializado não acaba quando ele é comprado pelo consumidor, mas, apenas, quando a empresa consegue retornar os resíduos para a cadeia produtiva.

A logística reversa consiste num conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos do setor empresarial. Ou seja, aquilo que é descartado e teria como destino os aterros e lixões, gerando grande impacto ambiental negativo, é levado para cooperativas e operadores de reciclagem, que realizam a triagem e direcionam para a reciclagem retornando o material ao ciclo produtivo.

Em Mato Grosso do Sul, o gerenciamento da logística reversa de embalagens em geral, foi realizado por meio do Sisrev/MS, que tem uma plataforma virtual customizada e ampliada para atender as necessidades de Mato Grosso do Sul a partir de um módulo utilizado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Na entrevista, Fernando Bernardes, destaca a vanguarda do estado de Mato Grosso do Sul, que mais uma vez é destaque no cenário nacional. “Conseguimos dar um passo muito importante na regulamentação e fiscalização da logística reversa.  O nosso foco foi em embalagens porque é onde a recuperação desses produtos vai amenizar o impacto financeiro que hoje é suportado pelo ente público”.

O Programa traz ainda depoimentos do promotor de justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet, e do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck.

Para assistir acesse https://www.youtube.com/watch?v=mUpkL3bk-IM.

Tânia Sother

Imagens: Aurélio Marques