Projeto TCEstudantil é apresentado ao secretário de Educação de MT

TCEstudantil_TCE-MTA assessora de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (ASAI), Cassyra L Vuolo, esteve na tarde desta quarta-feira (28.1), no gabinete do secretário Estadual de Educação, Permínio Pinto Filho, para apresentar o projeto TCEstudantil que existe desde 2001 no Tribunal de Contas de Mato Grosso.

O Projeto TCEstudantil, coordenado pela ASAI, consiste na visita ao Tribunal de Contas de Mato Grosso de estudantes do ensino médio e superior da rede pública e privada do Estado. Desde a sua criação, já foram realizadas 300 visitas que reuniu mais de 17 mil alunos.

Na oportunidade, Cassyra ainda entregou ao secretário Permínio o resultado de uma pesquisa que a ASAI aplica com os alunos que participam do TCEstudantil, sendo que em 2014 a avalição foi respondida por quase 1 mil estudantes. Esse diagnóstico detecta a qualidade do ensino e da infraestrutura na escola, a permanência no ambiente escolar, a prática de gestão escolar democrática, assim como a satisfação com o evento realizado pelo TCE-MT.

Permínio destacou que o TCEstudantil é um projeto muito importante para a formação do jovens em relação a cidadania e promove a integração dos órgãos públicos com o cotidiano da sociedade. “É um projeto que tem objetivos claros, mais ainda, tem começo, meio e fim, quando mede o resultado da ação executada”.

Na opinião do secretário, o Projeto TCEstudantil vai ao encontro desta nova gestão, que tem como foco o resultado. “A nossa principal meta é fazer uma educação de qualidade, medindo as ações pedagógicas para que elas sejam eficientes e atendam os anseios sociedade”, disse Permínio Pinto.

Para Cassyra, contar com a parceria e o apoio da Seduc é imprescindível para o sucesso do Projeto. “Isso nos ajudará na formulação das estratégias de execução do evento e na disseminação da ideia na comunidade escolar”.

Conforme a assessora da ASAI, o Tribunal de Contas acredita na necessidade de se formar jovens engajados e protagonistas de ações que visam à melhoria e a qualidade dos resultados da gestão pública. “Consideramos o TCEstudantil um valioso instrumento de controle social e de estímulo ao exercício da cidadania que implica numa juventude consciente de seus direitos e deveres na sociedade”.