Projeto TCEstudantil reúne 88 estudantes no Tribunal de Contas de Mato Grosso

O projeto TCEstudantil reuniu, durante esta terça-feira (16.04), 88 alunos da escola Cooperar – Cooperativa Educacional dos Servidores do IFMT-Cuiabá.

Os estudantes iniciaram com um café da manhã, em seguida tiveram uma palestra sobre o Tribunal de Contas. O grupo visitou ainda o Plenário durante a sessão ordinária. Depois foi encaminhado ao espaço cultural Liu Arruda onde foram apresentadas palestras sobre o Ministério Público de Contas, Ouvidoria Geral e Secretaria de Controle Externo de Obras e Engenharia.

De acordo com o professor de língua portuguesa e inglesa Jacson Regis, conhecer o Tribunal de Contas é uma oportunidade para os alunos conhecerem como funciona a instituição e como são fiscalizados os gastos públicos. “Com esse mundo tecnológico, com a internet, os estudantes também precisam sair, conhecer ‘in loco’ para poder cobrar os direitos deles.”

Ainda de acordo com o professor Jacson, o TCEstudantil vai refletir em sala de aula. “Nós estamos verificando como vamos colocar em prática essa visita para que os alunos passem para os colegas e para a família também o que viram e aprenderam aqui.”

Deltro Moreira Iori está no oitavo ano e visita o Tribunal de Contas pela primeira vez. “Achei legal porque eles fiscalizam como está sendo gasto o nosso dinheiro, como o IPTU por exemplo.”

O estudante afirmou que vai continuar visitando o Tribunal, mas de uma maneira diferente. “O TCE tem Facebook, twitter e como a gente fica o tempo todo conectado às redes sociais, a gente pode dar uma passada, ver o que está acontecendo, visitar o Tribunal pela internet”, disse Deltro.

Para a gerente do site do Tribunal de Contas Tábata de Almeida Claro, a participação do TCE nas redes sociais é mais uma oportunidade para a instituição chegar até o cidadão. “Principalmente os jovens que estão formando valores para que não cresçam, como diz o conselheiro Antonio Joaquim, como ‘analfabetos políticos’. É uma contribuição que o Tribunal faz para os jovens, para a sociedade futuramente.”

O perfil no Facebook e Twitter foram criados no início do mês de abril. “É um perfil voltado para a área finalística do Tribunal, uma forma de socializar a informação. Sempre nos preocupamos em ligar com conteúdo do site para as pessoas terem acesso, dar transparência a tudo o que o TCE faz.”

Leave a Reply