Projeto Visita Cidadã Guiada: em 1º edição virtual, estudantes conhecem ações do Tribunal de Contas do Ceará

10-06-21


A aproximação entre a Corte de Contas e estudantes das redes públicas e privadas do Estado é fundamental no processo de democratização da informação e correto trato do dinheiro público. De olho nisso, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), realizou, nesta terça-feira (8/6), mais uma edição, desta vez no formato virtual, do Projeto Visita Cidadã Guiada.

Participaram cerca de 60 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “O evento foi extremamente satisfatório, realizador e gratificante”, destaca o coordenador geral do IPC e palestrante no evento, Juraci Muniz. Durante quase 2 horas, de 18h30 às 20h25, foi possível explanar sobre a importância do Tribunal de Contas e da sua atuação no Ceará.

“Fizemos um tour virtual pelo Tribunal, falamos sobre cada área da Corte e sua missão, sobre o julgamento dos processos, mostramos sua importância não só no âmbito da fiscalização, do julgamento dos processos e da apreciação das contas, mas também no fortalecimento da gestão pública num processo constante de reforço à formação de gestores”, pontua Juraci Muniz.

Ao final, os participantes puderam fazer indagações e demonstraram bastante interesse em fazer parte do Tribunal pelo programa de estágios ou por meio de concurso público. Também estiveram presentes no evento o Prof. Dr. Samuel Leite Castelo, o coordenador Paolo Giuseppe e o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Uece, Prof. Dr. José Joaquim Neto Cisne.

Projeto Visita Cidadã Guiada

O Projeto Visita Cidadã Guiada surgiu em 2012, idealizado pelo diretor-presidente do IPC, o conselheiro Alexandre Figueiredo, com o objetivo de receber alunos de diferentes graduações de universidades públicas e privadas, além de estudantes do Ensino Médio de todo o Ceará. Esta foi a primeira vez que o encontro aconteceu no formato virtual, por conta da pandemia de Covid-19.

Quando de forma presencial, os convidados são apresentados aos trabalhos desenvolvidos no Tribunal, no auditório do IPC, em Fortaleza, e depois levados ao Plenário da Corte onde podem visualizar, na prática, como são concluídos os trabalhos nos julgamentos e apreciações de processos. Em razão da pandemia, este foi mais um serviço do Tribunal virtualizado.

“Mesmo diante da pandemia, o TCE não parou. Muito pelo contrário, intensificamos nossas ações e novas metodologias, principalmente por meio virtual”, explica Juraci Muniz. Escolas e Universidades interessadas em participar do Projeto podem agendar as visitas entrando em contato pelo telefone (85) 3488.5915 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.

ASCOM TCE-CE