PROMOEX: Encontro entre GTs e UELs traça estratégias para alcance das últimas metas

Coordenadores dos Grupos Temáticos, de Unidades Executoras Locais (UELs) estiveram reunidos nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília (DF), com a coordenação nacional do Programa de Modernização do Controle Externo Brasileiro nos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (PROMOEX). Em pauta, as ações para alcance das últimas metas antes da conclusão do programa, prevista para o início de 2013.

No primeiro dia do encontro, os coordenadores do GTs se reuniram com o coordenador do PROMOEX junto a IRB/ATRICON, conselheiro Otávio Lessa (TCE/AL), e com a diretora nacional do PROMOEX, Heloisa Garcia Pinto. Ela expôs o relatório com a métrica consolidada das metas do programa, tanto nos componentes nacional, quanto nos componentes locais. O levantamento demonstra que a maioria absoluta das metas propostas no início do programa já foi alcançada ou superada.

Entretanto, tanto a diretora quanto o coordenador pediram auxílio dos Grupos Temáticos no intuito de garantir o cumprimento das metas restantes. Para isso, os coordenadores colaborarão com as UELs na revisão dos indicadores e ações ainda restantes. “É importante que cada Grupo Temático ajude no aprimoramento dos componentes correspondentes à suas atribuições”, afirmou Otávio Lessa.

Para tanto, serão elaborados questionários a serem enviados para as UELs, com cópia para os gestores de áreas dos Tribunais. O objetivo é fazer uma medição precisa dos avanços obtidos nos últimos anos e quais os gaps ainda existentes.

 

Planos Estratégicos

Responsáveis pela gestão do PROMOEX, representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e Instituto Rui Barbosa (IRB) apresentaram aos participantes os planos estratégicos das instituições, aprovados em junho pelo Conselho Deliberativo (ATRICON) e pelo Colégio de Presidentes de Tribunais de Contas (IRB).

Além serem elaborados em consonância, os planos demonstram o objetivo de manter as atividades de integração entre as Cortes de Contas e qualificação do Controle Externo brasileiro, mesmo após o término do PROMOEX.

Leave a Reply