A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e a Controladoria-Geral da União assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para simplificar o atendimento aos usuários de serviços públicos, fortalecer a transparência pública e promover a participação social.
A parceria inicialmente tem duração de 5 anos. À Atricon cabe fomentar a transparência, implementar ouvidorias, promover a divulgação da Rede Nacional de Ouvidorias e da Plataforma Fala.Br, e realizar diagnósticos e monitoramentos.
Já a CGU oferece cursos e materiais sobre ouvidorias e transparência pública, acesso gratuito ao módulo de Ouvidoria da Plataforma Fala.Br, realiza eventos informativos sobre leis relevantes e compartilha dados e experiências sobre a fiscalização de recursos federais.
Na assinatura do acordo, o presidente da Atricon, Edilson Silva, destacou a importância das ações para o fortalecimento do controle externo e a transparência pública. Já a secretária-executiva da CGU, Eveline Martins Brito, ressaltou a relevância da colaboração para beneficiar a sociedade, enfatizando a importância dos mecanismos de controle externo para a percepção dos resultados da gestão pública.