Membros dos Tribunais de Contas lamentaram o falecimento, aos 79 anos, de Salomão Ribas Junior, ex-presidente da Atricon, do Instituto Rui Barbosa e do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Natural da cidade de Caçador, no estado catarinense, Ribas Junior teve uma carreira extensa no sistema de controle externo brasileiro.
O Presidente da Atricon, Edilson Silva, destacou seu legado de liderança e integridade, enfatizando sua contribuição significativa para o fortalecimento do Sistema de Tribunais de Contas.
O Conselheiro do TCE do Mato Grosso, Antônio Joaquim, relembrou a amizade e a admiração pelo intelecto e pela liderança de Salomão. Já o Conselheiro do TCE de Pernambuco, Valdecir Pascoal, enalteceu a defesa pelos Tribunais de Contas e seu papel no aprimoramento do controle externo.
Fábio Nogueira, conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, apontou seu papel pioneiro no fortalecimento da Atricon, enquanto o ex-presidente da Associação e atual vice-presidente de Relações Político-Institucionais, Cezar Miola, lembrou da dedicação de Salomão ao controle externo e sua liderança no programa Promoex, que modernizou os Tribunais de Contas.
O Presidente do TCE de Santa Catarina, Herneus João De Nadal, lamentou a perda de um intelectual brilhante e inovador, que colocou o tribunal catarinense como referência no Brasil e no exterior. Carlos Ranna, vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon, reconheceu a dedicação de Salomão ao controle externo e seu apoio constante aos colegas.
Já o Presidente do TCE de Goiás e diretor de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon, Saulo Mesquita, expressou condolências à família e amigos, destacando a relevância de Salomão no sistema de controle.